[FUG-BR] Ataque DDoS - Serviços expostos

Fabiano Ribeiro fabiano.ribeiro em gerenciatec.com.br
Sábado Agosto 8 16:22:49 BRT 2015

Fala Pessoal,

   Estou tendo um ataque aqui de DDoS baseado em amplificação de DNS que a
princípio estava acontecendo no .1 do primeiro prefixo ipv4 /22 que tenho
do meu AS, até aí tudo bem joguei esse ip para blackhole, porém quando
parei o primeiro começou a acontecer também para o .1 do segundo prefixo
/22 que tenho do meu ASN.
   Estou considerando que deve ser alguém que fez ataque para esses ips dos
meus prefixos, porém o curioso é que esses dois ips estão associados em
interfaces no freebsd de borda. Por isso pensei que poderia ser uma
resposta por estar exposto algum serviço que possa ser utilizado em ataque
de ddos.

$ sockstat -4 -l
USER     COMMAND    PID   FD PROTO  LOCAL ADDRESS         FOREIGN ADDRESS
root     sshd       1052  5  tcp4   *:2200                *:*
root     syslogd    864   7  udp4   *:514                 *:*
quagga   bgpd       598   7  tcp4   *:179                 *:*
quagga   bgpd       598   8  tcp4   *:2605                *:*
quagga   ospfd      592   7  tcp4   *:2604                *:*
quagga   zebra      586   9  tcp4   *:2601                *:*

    Alguém sabe se algum serviço desses poderia ser utilizado em ataques ?
o syslogd esta padrão e o quagga está limitado o acesso no vty para somente
ips internos da rede.