[FUG-BR] Interface Intel X520 [OFF-Topic]

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Agosto 8 19:45:08 BRT 2015

Buenas pessoal,

Compramos umas 6 interfaces Intel X520-SR2 (10GbE) só que quando
chegaram na etiqueta da placa veio X520-DA2. Eu acredito ser a mesma
interface e o que diferencia são as gbics que vem nela. Como pedimos sem
gbic, porque já tenho, resolvi experimentar as interfaces.
Peguei 2 servidores Dell R720, coloquei uma interface em cada com as
gbics Intel SR de 850nm e liguei uma na outra. Ao ligar os 2 servidores
as leds acenderam na cor amarela, que segundo o manual, significa que
está em 1GbE. Verde indicaria que negociou em 10GbE.

Instalei o FreeBSD 10.2-RC2 nas 2 máquinas e coloquei o iperf nas duas.
Em uma coloquei 192.168.1.1/24 na ix1 e rodei:

# iperf -s

Na outra coloquei 192.168.1.2/24 na ix1 e rodei:

# iperf -c 192.168.1.1 -i 1 -t 30

Nesse momento mesmo com as leds indicando 1GbE consegui bater 9.42Gbps
de transferência, mas um tempo depois fui repetir o teste e batia entre
2Gbps e 3Gbps. Não passava mais disso.

Troquei as placas, troquei de máquina, troquei os cabos multimodo e não
consegui mais passar de 4Gbps.

Minhas dúvidas são:

- Será que essa interface etiquetada como X520-DA2 é mesmo igual a que
seria X520-SR2?
- Por que no primeiro teste consegui bater 9.42Gbps e depois não
consegui mais?
- Por que as interfaces não negociaram 10GbE e ficaram com as leds verdes?

Alguém já possou por isso?

[]'s
Gondim