[FUG-BR] Ajuda servidor deu "rollback"

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Agosto 12 11:56:54 BRT 2015

On 12-08-2015 11:38, Denis Granato wrote:
> Isso mesmo SAUL.
>
> Tenho 2 HDs, o HD 0, deu pau, o servidor bootou pelo HD 1 .
> Pela datas dos logs o sync entre eles parou a 15 dias.
>
> Fiz muita coisa nesses 15 dias :(
Puts que bosta heim Denis. Pior que não tem jeito não. Se eles tivessem
sincronizados mesmo depois das suas modificações, você estaria salvo.
Eu sou daqueles mais antigos que mesmo tendo RAID 1 ou RAID 10, ainda
gosto dos meus backups tar.gz.

Uma vez, isso já tem alguns anos, montei uns Firewalls para uma emissora
de TV que não posso comentar o nome e depois que havia passado uns dias
fazendo e testando toda a configuração, aconteceu o seguinte:

- Desliguei o equipamento da bancada e levei para o DC. Quando liguei
nem boot tinha. Não havia mais nada no servidor. Era um servidor Dell e
estava com RAID 1.

Bem não preciso dizer que perdi o trabalho de dias porque não fiz o
backup antes de por em produção. Não acaba por aqui... refiz todo o meu
trabalho que ainda estava fresquinho na minha cabeça e em tempo recorde.
Só que dessa vez fiz um backup do sistema todo no meu tar.gz e joguei
pra outra máquina em produção.
Desliguei e liguei e adivinha! Estava tudo lá. Desliguei e levei para o
DC e quando liguei poof! Sumiu tudo novamente. O problema era quando
tirava o cabo de força e a controladora perdia tudo. O suporte da Dell
foi lá e trocou a controladora e resolveu o problema.

Por isso não confio 100% nessas coisas rsrsrsrsrsrs

É duro mas a gente sempre aprende assim.  :(