[FUG-BR] Dúvida mudança sistema de inicialização

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Fevereiro 19 12:16:15 BRST 2015

> On Feb 19, 2015, at 11:57, Victório <vic at wa.pro.br> wrote:
>
> O fato do systemd iniciar mais rápido é mito:
>
> http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20141110#opinion
>
> No início ele foi "vendido" como um sistema e boot rápido, contudo até hoje eu nunca achei um estudo sério que provasse isso. Na teoria o paralelismo é muito bonito, já na pratica o bom e velho (e bem escrito) shell script se sai muito bem obrigado. Além disso, em desktops e mobiles você irá querer um boot rápido, já em servidores demora mais para o idrac e bios iniciar do que o FreeBSD + VMs (viva o bhyve!).

> [...]

Eu não vejo vantagem em boot rápido também, principalmente quando o custo é alto, como é o caso do systemd, onde você tem que criar 200 mil symlinks pra fazer as coisas funcionarem. Mas, na época que o fedora migrou pra systemd eu trabalhava no LTC da IBM e usava fedora no laptop, vou te dizer que senti uma diferença bem grande no tempo de boot.

De qualquer forma, é possível implementar paralelismo com shell script também, no caso do rc do FreeBSD que já tem os parâmetros de PROVIDE e REQUIRE em cada rc script, seria possível implementar o paralelismo mantendo o shell, mas como vc mesmo disse, qual é a grande vantagem? Eu acho mais negócio investir pesado em suporte decente a suspend/resume do que boot rápido. Não sei as outras pessoas, mas eu costumo bootar o notebook apenas quando faço um update de kernel, no mais é apenas suspend/resume.

--
Renato Botelho