[FUG-BR] upgrade 8.4

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Fevereiro 24 16:21:08 BRT 2015

> On Feb 24, 2015, at 15:53, Welkson Renny de Medeiros <welkson at gmail.com> wrote:

> Garga, outro dia estava pensando em abrir uma thread para perguntar
> exatamente pelas OPTIONS... maioria dos ports que instalo funcionam bem com
> options default, outros não (Squid por exemplo, onde preciso especificar
> qual proxy transparente pretendo usar, via pf, ipfw, etc.).
>
> Meu server está com FreeBSD 9.1-RELEASE, e o EoL já se foi desde de
> 12/2014... como está em uma máquina virtual, estou pensando em clonar e
> fazer testes de migração para uma versão mais atual.

Você pode usar um método híbrido se apenas 1 ou 2 ports precisam de OPTIONS diferentes do default, usando o pkg (un)lock.

Digamos que vc instalou o squid via ports com options alteradas, pra evitar que ele seja atualizado via pkg, vc trava ele:

# pkg lock squid

Dessa forma ele nunca será atualizado. Aí vc pode usar pkg update / pkg upgrade normal e quando tiver uma versão nova do squid, vc faz um:

# pkg unlock squid
# portmaster squid
# pkg lock squid

Mas se o número de ports com options non-default for grande dá muito trabalho.

Num futuro o que vai acontecer é que o próprio ports vai se virar com isso. Ele vai checar se as options são default e usar o binário, se não for, compila.

Além disso, num futuro teremos flavours e sub-packages.

[]s
--
Renato Botelho