[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Free DNS host, alguém recomenda ?

Evandro Nunes evandronunes12 em gmail.com
Quarta Janeiro 7 20:53:54 BRST 2015

> É, não contribuir só ajuda a piorar.

não usar DNSSEC não piora em nada as amplificações
ao contrário ajuda

> Se cada um fizer sua parte, já é algo.

eu estou fazendo a minha, não ajudando chin xang xai peis a amplificarem
ataques e me usando pra isso

o djb, autor do qmail, não é das pessoas que mais admiro
inclusive o abandonware do qmail dele é um dos q fazem query type ANY
mas ainda assim se tem um ponto que o DJB tem toda razão do mundo é que
DNSSEC é uma arma na mão de kids

Eu implemento BCPs (principalmente rpf-check, proteção de route engines,
> etc), habilito DNSSEC nos servidores DNS e nunca tive problemas.

não ter problemas não é sinônimo de não ser causa de problemas
se isso um dia acontecer talvez você mude de opinião
o proprio DJB em 2009 palestrou e divulgou um paper como amplificar um
trafego astronômico com um shell script,  wget+dig
pouco depois disso vimos o maior ddos da historia contra o spamhaus
foram 90Gbit/s de amplificação DNS causada por diversos servidores, tanto
com recursivo aberto quanto apenas autoritativos, desse trafego segundo a
cloudfare mais de 80% em volume (quantidade não frequência) eram respostas
de consultas DNSSEC nunca feitas pelo spamhaus mas com IP forjado

os problemas que o DNSSEC resolve são de autenticidade, cache poisoning,
SPOF, Random ID Guessing
os problemas que o DNSSEC cria ou exponencialmente amplia são os de
disponibilidade (ou falta dela)
então entre a a escolha de disponibilidade vs autenticidade, cada um faz a
sua, eu fiz a minha
a ampla adoção de DNSSEC não caminha a passos lentos apenas por preguiça e
desleixo dos sysadmins
nem pelo aumento da tarefas operacionais na manutenção do DNS

bancos, sites de e-commerce que priorizarem a autenticidade, que coloquem
DNSSEC
todos os outros 99% do planeta cujo domínio raramente sera usado/evenenado
para ataques de phishing e qualquer outro tipo de fraude que tenha spoofing
como vetor primário de ataque risco, se esses 99% do mundo continuarem sem
DNSSEC o mundo será um lugar mais seguro

enfim, a diferença entre a vacina e o veneno é a dosagem

http://www.internetsociety.org/deploy360/blog/2014/09/cloudflare-re-affirms-goal-of-dnssec-support-by-end-of-2014/
http://london50.icann.org/en/schedule/wed-dnssec/presentation-dnssec-dns-proxying-25jun14-en.pdf
http://cr.yp.to/talks/2009.08.10/slides.pdf
http://dankaminsky.com/2011/01/05/djb-ccc/#dnsamp