[FUG-BR] Hardware para cache

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Janeiro 13 22:11:03 BRST 2015

Enviado do meu smartphone Sony Xperia™

---- Renato Frederick escreveu ----

> Eu não vejo necessidade de RAID em um pool de discos para cache:

Na economia compra uma placa de rede dual que permita repassar o tráfego que antes era para o cache para o seu roteador, pois de nada adianta um OS rodando e o serviço fora, vai ser um monte de erros.

> Você pode mandar o thunder, ou o squid, ou seja lá o que for usar,
> gravar em vários discos isolados paralelamente. Se puder usar raw
> device, melhor ainda.

Usar ZFS para ele manter na memória os objectos mais usados ao invés de complexiar ainda mais as configs dos serviços.

> [...]
>
> Então, em um caso de catástrofe, trocar o(s) disco(s) que queimaram e
> deixar o próprio "ecosistema" da internet repopular o cache **em minha
> opiniao** é melhor do que trocar o disco e ocupar a máquina para dar
> rebuild no cache.
> Imagina lá que você tenha, sei lá, 2TB de dados em 5 discos. Se um
> queimar, esta pequena parcela que perdeu em sei lá, 1 ou 2 dias de
> navegação já completou. E a máquina ficou 'rápida o suficiente para
> atender os outros usuários.
>
> Claro que o disco de instalação do sistema deve ter um RAID.

Discordo em partes,  primeiro a internet é dinâmica? , sim, mais somente na excessão de poucos usuários,  a maioria da reload a cada 2 ou 3 minutos na página de feeds de notícias do Facebook e de outras redes sociais e muitas informações expostas na referida página não se altera entre navegação.

A reconstrução em caso de pane é levado em consideração apenas quando o provedor ( considerando que o companheiro seja um provedor)  esteja bem conectado, e a lentidão só é sentido nas primeira ou segunda hora, depois a maioria dos objetos já estão na memória.

> Se o orçamento permitir, olha a linha low end de storages da Dell, você
> pode fazer uma mescla de alguns discos SSD e o resto SATA ou SAS. O
> storage é inteligente para jogar no SSD dados mais acessados. E você
> ainda pode compartilhar este storage para vmware.

Não recomendo virtualização para infraestrutura de interconexão,  há mais gargalos no acesso a memória e nas interrupções do processador além de aumento de latência no todo.

Mais um storage com freenas sobre ZFS e trim deve ser algo muito interessante!!!