[FUG-BR] Hardware para cache

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Janeiro 13 22:18:52 BRST 2015

Enviado do meu smartphone Sony Xperia™

---- Fabricio Lima escreveu ----

> e seguindo na linha do Frederick, nao há necessidade de discos RED.
> Ou vai pra disco budget, ou parte pra algo Black, SAS, Near Line SATA, etc..
>
> mas RED eh pra storage! retensao de dados a longo prazo com maior
> confiabilidade q um sata... suporte a vibraçao etc.
>
> Sobre o RAID, use o RAID 1 (espelhamento) no sistema
> e o cache em RAID 0 pra velocidade. (ou monta algo equivalente ao raid0
> usando multiplos discos)
>
> mas raid 10 é pra banco... tiro de canhão.

E para sistemas com muito I/O, que no caso do cache também se enquadra.
Além é claro da Segurança quanto a não ter que correr para o provedor por que um disco de problema.

> tb acho q cache perde um pouco o sentido hj, link é barato, conteudo é
> dinamico. Talvez um bom filtro de ads e conteudo seja mais economia!
>
> Um usuario acessando indevidamente youtube vai gastar mais banda q a falta
> de um cache.

Link é barato em regiões metropolitanas com PTT, do contrário os três ou quatro megas a mais que teria que pagar todo mes, depois de algum tempo terá pago o custo do servidor e o cache passa a ser um ativo que estará ajudando a pagar a conta de luz, que convenhamos em um provedor com um IDC pequeno o valor de link que deixou de pagar é suficiente para pagar toda o consumo ou uma boa fatia desse consumo energético.

Considerando ambiente corporativo,  bloqueia geral e quem quiser acessar Facebook ou outra porcaria que contrate um serviço de 3G descente.

E deixa claro que suporte em telefone celular particular não é permitido pela equipe de TI ou é cobrado!!!

Att.