[FUG-BR] Hardware para cache

Terça Janeiro 13 23:16:39 BRST 2015

> Galera,
>
> Estou querendo montar um servidor cache com FreeBSD ou então usar
> Thunder cache que é freebsd.. alguem recomenda ? tipo de Hard disk por
> exemplo.. é para 400 usuarios.

Estou desatualizado, mas já fiz squid para mais do que isto de usuários.

Muita memória ajuda, pois pode configurar para usar uma parte como cache
em memória, o que agiliza (acredito que muito), pois não vai acessar os
discos
para pegar coisas muito comuns. Tendo muita memória também pode ajudar
no cache que o sistema operacional faz do disco.

RAID 1, i.e., espelhamento, pode ser útil, pois o sistema pode dividir a
leitura entre os dois discos. O problema é a escrita, que terá que ser feita
nos dois e pode aumentar um pouco a latência. Se os discos fizerem fila
de leitura e escrita, como NCQ, acho que melhora o caso. Outra vantagem
é o sistema não parar se o disco der pane.

Tome MUITO cuidado, pois o squid NÃO pode fazer swap de forma alguma.
Tem que ter memória de sobra. Ele pode massacrar o disco se isto
acontecer, além de dar um desempenho MUITO ruim.

Discos separados para sistema/swap e cache pode ser muito bom. As
operações de manutenção, você administrando o sistema etc, não disputam
acesso aos discos de cache.

Colocar em máquina virtual é cometer uma chacina. Aliás, parece mais
com um homem bomba em um mercado cheio, ou ônibus cheio. Ele se
mata e leva todas as outras máquinas virtuais junto. E quanto mais cheia
estiver esta máquina virtual maior será a matança.

Use máquina com vários núcleos, assim o sistema operacional poderá
fazer muitas coisas eficientemente.

Eu gosto de colocar o squid junto do firewall, na mesma máquina, e não
em uma máquina em separado. Assim não tenho latências e desperdício
de processamento com a comunicação entre máquinas. Com vários
núcleos de processadores isto deve funcionar melhor ainda.

Outra dica. Não coloque logo de início para o squid usar muita memória,
pois pode começar mal. Coloque para usar no cache em memória no máximo
uns 20% de memória total da máquina, e suba aos poucos, mas deixe
no final uma boa sobra na memória principal para poder fazer outras coisas
sem ter que usar swap. Lembre-se também, o squid NÃO pode sofrer swap.

Espero que tenha ajudado.

João Rocha.