[FUG-BR] Opinião sobre proxy transparente

Paulo Henrique - BSDs paulo.rddck em bsd.com.br
Domingo Janeiro 25 20:28:19 BRST 2015

On 25/01/2015 17:53, Renato Frederick wrote:

> Olá Patrick!
>
> Muito boa, como sempre, sua explicação sobre os outros pontos.
> Interessante saber que as ameaças sabem mais como usar a pilha tcp/ip
> do Windows do que programas lícitos. Eu mesmo já tive problema com
> alguns programas Windows que usavam JAVA, porque não pegavam a conf.
> do navegador, tinha que sair máquina e máquina e colocar na mão :(
>
> Sobre o ponto acima, foi exatamente o ponto que mais discordei :-)
>
> Acho que é, como alguém falou nos comentários deste site que li,
> "inventar uma solução complicada para algo simples"!

> [...]

Saudações a todos,

Como sempre excelentes abordagens.

Os argumentos apresentados pelo material com relação a segurança está
mais para administrador de rede preguiçoso, sou adepto a proxy
transparente, não pela facilidade de administrar a rede mais pela
ineficiência de um usuário conseguir burlar os controles implantados na
infraestrutura.
Em resumo mantenho todas as portas bloqueadas e libero acesso a
porta/servidor especifico caso seja necessário com exceção de
interceptar o stream daquela conexão ( tipo Conexão Segura da Caixa
econômica ) e encaminha-lo para a proxy.
Dá um trabalho maior e não é difícil chegar a 600 ou 800 regras no
firewall com exceções, contudo o trafego que entra ou sai da rede é
totalmente confiável.
E estação de trabalho com virus/worms é irresponsabilidade do
administrador por deixar que uma estação seja infectada, restringe os
privilégios dos usuários, coloca recursos de gerenciamento centralizados
onde o controle do antivírus não seja manipulado pelo usuário, proíbe a
utilização de discos removíveis e acesso a sites apenas no que diz
questão ao trabalho do colaborador, só com essas medidas cairá em 99% a
possibilidade de se ter uma estação infectada.
E outra coisa que coloco na rede é segmentar a rede por departamentos e
o trafego entre eles serem inspecionado pelo IDS, tive só alguns
problemas com protocolos de impressão que parecem não funcionar muito
bem quando se tem um IDS no meio.

Att.

--
Paulo Henrique.
Grupo de Usuários de Sistemas BSDs no Brasil.

Não importa o que faça, sempre haverá alguém em algum lugar do mundo que será sempre melhor do que você.