[FUG-BR] sites freelances

Quinta Janeiro 29 15:56:27 BRST 2015

> On 29/01/2015, at 15:27, Paulo Henrique - BSDs Brasil <paulo.rddck em bsd.com.br> wrote:
>
> Enviado do meu smartphone Sony Xperia™
>
> ---- Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) escreveu ----

> Carlos, não sou contra a generalização,  mais uma cooperativa é como uma empresa só que sem vínculo trabalhista,  a melhor forma de negócio para profissionais que trabalham em CLT, pois não gera encargos/tributos consideraveis ao governo.
> Sou mais em apoiar apenas seguimento de TI como.
> Consultoria em:
> - Sistemas Linux,  BSDs.
> - Roteamento
> [...]

Senhores,

Eu concordo e apoio totalmente a ideia, espero que ela evolua pra prática. E que dêem espaço pra empresas também não apenas freelas afinal como gostei seria legal ter a FreeBSD la. Inclusive me apoiaria a melhorar minha relação com profissionais de referência nos locais.

Por exemplo, eu tenho gente de confiança em SP, em Brasilia, Rio e Nordeste. Normalmente pessoas bem próximas com quem eu ja trabalhei, ou pessoas que nós confiamos tanto na capacidade técnica e também comunicação, processos e responsabilidades. Ou seja eventualmente me ajuda a buscar parceiros que podem atuar com a FreeBSD Brasil e também continuarem como freelas.

Eu tinha pensado em algo parecido no passado que era criar um site listando exclusivamente os profissionais certificados BSDA (e futuramente BSDP).

Cada profissional BSD Certification Group seria listado (claro se consentisse com isso), poderia ser encontrado por região (estado / cidade). E esses caras poderiam editar seus dados pessoais e ja colocar as info que o diferenciam de outros profissionais BSDA, por exemplo outras certificações e referencias. Assim o “contratante” poderia ver

- Zé é profissional BSDA. Zé é também LPI2, Zé tem certificação Mikrotik.
- Zé2 é BSDA. Zé2 tem CCNA. Zé2 tem Mikrotik. Zé2 não tem LPI mas tem Linux+. Zé tem CISSP. Zé2 tem Security+

São perfis diferentes que tem algo em comum: são profissionais BSD. Zé2 tem mais credenciais que Zé mas não é o melhor perfil pra qualquer serviço, por exemplo se eu preciso de um cara de BSD, Linux e Mikrotik, Zé e Zé2 me servem da mesma forma, e se Zé2 tiver um preço / hora maior posso preferir o Zé q também me atende.

Mas se preciso de um profissional BSD com foco em segurança sem dúvida seria o Zé2 e não o Zé.

Ai poderíamos ter Zé3:

- Zé3 é BSDA. Zé3 é RHCE. Zé3 não tem outros certificados mas Zé3 tem 5 anos de experiência como supervisor de infra, 2 anos como parte de uma equipe de Deveops, 3 anos de puppet, 10 anos de SCO Unix e 12 anos de experiência comprovada com Solaris. Zé3 ja foi dono de provedor por 4 anos e fez todas as implementações Mikrotik ele mesmo ou coordenou seus funcionários.

Ou seja Zé3 tem menos certificações que Zé e Zé2 mas provavelmente é mais experiente. Posso como contratante avaliar com base nisso.

Essa minha idéia ainda tenho ela em mente, mas tenho que estruturar melhor. Eu poderia juntar com esse possível projeto de vocês, mas ser certificado BSDA seria um pre-requisito, não pra ser um freela cadastrado mas ao menos pra ser listado nessa área de profissionais BSD certificados.

E convenhamos, se certificar BSDA é algo que todo freela aqui deveria considerar seriamente. Sabemos que uma certificação não valida a sua experiência. Mas sabemos também que no mercado existem 2 tipos de gestores, os que conseguem avaliar o valor intrínseco de um profissional, e os que só conseguem buscar gente certificada. Então todo freela deveria querer ser encontrado por ambos os tipos de contratantes.

Ser BSDA é um diferencial. Minha idéia é promover junto as pessoas que investiram tempo e confiança na Certificação BSDA e também aumentar o valor e divulgação do BSD Cert Group. Ainda que uma Coopernix, cooperBSD, etc, não restrinja os freela a serem BSDA sugiro que de algum destaque ou forma de filtrar profissionais por esse título. No mínimo apoia e promove o BSDCG e consequentemente apoia os Projetos BSD (Free/Net/Open/Df) cobertos pelo BSDCG.

Enfim, brainstorming geral ;-)

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.