[FUG-BR] sites freelances

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quinta Janeiro 29 15:52:24 BRST 2015

Em 29 de janeiro de 2015 15:27, Paulo Henrique - BSDs Brasil <
paulo.rddck em bsd.com.br> escreveu:

> Carlos, não sou contra a generalização,  mais uma cooperativa é como uma
> empresa só que sem vínculo trabalhista,  a melhor forma de negócio para
> profissionais que trabalham em CLT, pois não gera encargos/tributos
> consideraveis ao governo.
> Sou mais em apoiar apenas seguimento de TI como.
> Consultoria em:
> - Sistemas Linux,  BSDs.
> - Roteamento
> - Banco de Dados Open sources
> - Sistemas de Cache Http.
> - AD com Samba 4.
> - Sistemas de segurança de TI.

> [...]

Já ouviram falar em Economia Solidária? É um tipo de economia que busca se
basear em alguns princípios que vão além do negócio, procurando fortalecer
economia local, ser ecologicamente corretos, sem lucros abusivos, sem
patrão e empregado (cada cabeça é um voto), etc. Tem muito em comum com
ideias do software livre, mas falo isso por que, como não há uma forma
legal específica pra esse nicho, eles acabam se organizando em
cooperativas, mas a cooperativa já implica em um vínculo mais forte entre
os participantes. Outras formas de se organizar acabam acontecendo antes
disso pra "testar" o negócio. A mais banal seria um simples acordo de boca
entre as partes. Outra é os indivíduos tirarem seu CNPJ individual através
do MEI (Micro Empresa Individual) e se associarem, seja informalmente, seja
formalmente, formando uma "Associação", que penso ser mais simples que uma
cooperativa. Depois então vem a cooperativa.

Tendo um site e um sistema, o acordo informal fica estabelecido entre as
partes mais facilmente. Quem estiver cadastrado e não for expulso pelo
coletivo tá na jogada.

Enfim, só dando ideias :)

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)