[FUG-BR] Qual procedimento correto para atualizar os softwares instalados?

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Julho 28 11:40:31 BRT 2015

On 28-07-2015 00:34, Kaio Rafael wrote:
> Desculpem se a pergunta é recorrente:
>
> Tenho uma dúvida que já destruiu meu sistema antes ;) e por isso, não
> quero fazer novamente.
>
> Estou usando freebsd versão 10 e tenho instalado pacotes via pkg
> install <pacote> e através dos ports.
>
> Já atualizei o sistema com freebsd-update, agora preciso atualizar os
> softwares instalados.
>
> Qual é o melhor método 'pkg upgrade' ou portmaster -a ? Por exemplo,
> instalei o XFCE4 pelo 'pkg install'
>
> Pelo comando 'pkg upgrade' tenho
> Installed packages to be UPGRADED:
>      xfce4-desktop: 4.12.2 -> 4.12.3

> [...]
Bom dia Kaio,

Sugiro você usar ou pkg e instalar os binários ou fazer tudo pelo ports.
Lógico que se não forem coisas complexas como instalar um bash seria
tranquilo. O problema começa quando você instala algo pelo ports e você
faz mudanças nas options de compilação daquele pacote e monta seu
ambiente todo em cima disso com novas libs e tudo. Aí está tudo
funcionando e você manda um pkg upgrade e acaba com teu sistema porque
os binários atualizados não terão as mesmas options que você havia
setado no anterior.

Uma vez fiz isso com o PC-BSD, instalei ele e comecei à instalar
programas pelo ports, no final tava tudo quebrado. Porque foi
atualizando algumas coisas que precisavam que outras fossem
recompiladas. Isso acontece muito com libs rsrsrsrs

Nesse seu exemplo se você não fez nenhuma mexida no xfce4-desktop
acredito que não te dê dor de cabeça fazer pelo pkg ou pelo ports. rsrs
mas entre portupgrade e portmaster eu gosto muito mais do portmaster :)

Tem que ter cuidado mesmo. :)

[]'s
Gondim