[FUG-BR] Openbgpd anunciando dois ASNs

Antonio Modesto modesto em isimples.com.br
Quinta Junho 11 08:32:01 BRT 2015

On 2015-06-10 10:44 pm, Fabiano Ribeiro wrote:

> Gilson e
Eduardo,

> Pois é, eu testei com 2 /30 justamente para manter os ips
de origem e
> destino diferentes, e como não tive erros do bgpd.conf
imaginei que o
> daemon poderia diferenciar qual ASN utilizar baseado na
configuração da
> outra ponta da sessão.
> Não estou muito a fim de
rodar dois processos do openbgpd. Estou vendo
> se o Bird resolve esse
meu problema e pelo que estou vendo no arquivo de
> configuração de
exemplo é possível rodar vários ASN de origem:

> protocol bgp bgp1 {
# The outside connections
> table as1;
> local as 1;
> neighbor
192.168.0.1 as 1001;
> export all;
> import all;
> }
>
> protocol bgp
bgp2 {
> table as2;
> local as 2;
> neighbor 10.0.0.1 as 1002;
> export
all;
> import all;
>
> }
>
> O Bird realmente faz isso. Só tome
cuidado em estudar bastante o manual antes de colocar em produção. O
funcionamento dele é totalmente diferente dos demais daemons.

> Em 10
de junho de 2015 20:45, Paiva, Gilson de <gilson.paiva em el.com.br>

escreveu:

<listas em esds.com.br>:

> [...]
Ribeiro < fabiano.ribeiro em gerenciatec.com.br> escreveu:

Tentei anunciar dois ASN distintos no mesmo router utilizando o
Openbgpd. Não tive problemas de erros no arquivo bgpd.conf, porém

quando

que o ASN de

instâncias do openbgpd, cada um com sua conf e escutando em um ip
diferente do outro. Fiquei curioso com a situação e não posso ir muito
além de: Segundo o manual é possível sim definir dois ASs sendo que uma
citação em 4 e outra em 2 bytes e sua esta é feita apenas na seção

núncio de AS 4 bytes pode ser desativado nas definições dos neighbors e
groups com "announce as-4byte (yes|no)". Não é nosso cenário mas, pelo
que entendi, se tens 2 ASs 2 bytes a solução é a que o Eduardo colocou:
2 instâncias ( levando em consideração possíveis conflitos de IP:Porta
em que vai ouvir etc etc ). Ref:
http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi/OpenBSD-current/man5/bgpd.conf.5?query=bgpd%2econf
[1]
http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi/OpenBSD-current/man5/bgpd.conf.5?query=bgpd%2econf
[1] -- Paiva, Gilson de System Administrator Núcleo de Pesquisa e
Desenvolvimento -------------------------------------- Telefax:+55 (27)
3268-3123 Mobile: +55 (279) 9821-3642 http://www.el.com.br/ [2]

Links:
------