[FUG-BR] 11-Current com UEFI no laptop Asus X450CA

Claudio Pereira claudiopereira em gmail.com
Segunda Junho 22 14:51:58 BRT 2015

Salve Pessoal, bom dia.

Estou tentando instalar o FreeBSD no meu laptop Asus X450CA, de preferencia
o 11 CURRENT devido ao suporte de algumas coisas, mas tive problemas com o
UEFI não consigo dar boot no sistema instalado no HDD (usei bsdinstall e
fiz tambem os passos na mão).

Minha bios (versão 208 da Asus) não me permite desabilitar o EFI para modo
Legacy, não tem update e não achei outra opção.

Na instalação do FreeBSD criei a primeira partição para EFI com 800k:
gpart create -t efi -s 800K ada0

Depois do boot invalido, tentei a copia da imagem do EFI para essa partição
mas não deu certo:
dd if=/boot/boot1.efifat of=/dev/ada0p1

Estou usando a seguinte imagem de instalação:
ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/snapshots/ISO-IMAGES/11.0/FreeBSD-11.0-CURRENT-amd64-20150618-r284544-memstick.img

Segui as instruções do wiki: https://wiki.freebsd.org/UEFI

Acabei de achar esse discussão na lista da FUG e vou ler agora:
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2013-07/msg00144.html

Se alguém puder colaborar, lembro que a um tempo atrás instalei o PCBSD
10.1 numa boa, e acabei de instalar o Debian numa boa também ambos com UEFI.

--
Abraços, IndioX.