[FUG-BR] Problema com GSSAPI e FreeBSD 10.1-p8

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Março 25 11:16:10 BRT 2015

Bom dia a todos.

Eu atualizei meu 10.1 para o p8 ontem, e diversos executáveis
começaram a apresentar segmentation fault.

Acabei focando em um deles para tentar descobrir o que estava causando
isso, que no caso foi o CURL.

Rodando o ldd nele, todas as libs estavam ok.
Testei recompilar o mesmo, e ele não compilava mais, apontando o erro:

checking run-time libs availability... Segmentation fault (core dumped)
failed
configure: error: one or more libs available at link-time are not
available run-time. Libs used at link-time: -lidn -lssl -lcrypto -lssl
-lcrypto   -L/usr/lib -lgssapi -lgssapi_krb5 -lheimntlm -lkrb5 -lhx509
-lcom_err -lcrypto -lasn1 -lwind -lheimbase -lroken -lcrypt -pthread
-lz

Removi todas as bibliotecas instaladas, deixei o sistema limpo, e
tentei instalar novamente o CURL, e o erro persistiu.

No CONFIG, eu alterei o "GSSAPI_BASE" para "KRB5_PORT". E finalmente
ele compilou sem problemas. Então consegui encontrar o culpado.

Sem o GSSAPI no configure o CURL eu consigo compilar ele sem problemas:

  curl version:     7.41.0
  Host setup:       i386-portbld-freebsd10.1
  Install prefix:   /usr/local
  Compiler:         cc
  SSL support:      enabled (OpenSSL)
  SSH support:      no      (--with-libssh2)
  zlib support:     enabled
  GSS-API support:  no      (--with-gssapi)
  TLS-SRP support:  enabled
  resolver:         POSIX threaded
  IPv6 support:     enabled
  Unix sockets support: enabled
  IDN support:      enabled
  Build libcurl:    Shared=yes, Static=yes
  Built-in manual:  enabled
  --libcurl option: enabled (--disable-libcurl-option)
  Verbose errors:   enabled (--disable-verbose)
  SSPI support:     no      (--enable-sspi)
  ca cert bundle:   /usr/local/share/certs/ca-root-nss.crt
  ca cert path:     no
  LDAP support:     no      (--enable-ldap / --with-ldap-lib / --with-lber-lib)
  LDAPS support:    no      (--enable-ldaps)
  RTSP support:     enabled
  RTMP support:     no      (--with-librtmp)
  metalink support: no      (--with-libmetalink)
  HTTP2 support:    disabled (--with-nghttp2)
  Protocols:        DICT FILE FTP FTPS GOPHER HTTP HTTPS IMAP IMAPS
POP3 POP3S RTSP SMB SMBS SMTP SMTPS TELNET TFTP

Eu tentei reinstalar o GSSAPI da base pelo source, com um make install
clean no /usr/src/lib/libgssapi

Mas isso não resolveu.

Alguém mais está tendo problemas com o GSSAPI no 10.1-p8? Ou alguém
tem alguma idéia de uma solução para isso? No CURL eu posso utilizar o
KRB5 do ports, mas não sei se todos os pacotes que usam o GSSAPI tem
opção para usar um diferente do ports.

Agradeço a atenção.

Abraços.

--