[FUG-BR] Distribuir FreeBSD pre-configurado

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Maio 8 09:40:53 BRT 2015

On 05/08/15 08:54, Otavio Augusto wrote:

> A FreeBSD Brasil faz isto.
> Não vejo problema em fazer isto principalmente se as configurações que
> vc faz para estes clientes são iguais.
> Cria o instalador com os pacotes desejados e depois.
> Pra que ficar executando os mesmo comando na mesma ordem
> repetitivamente se para os clientes dele já tem um certo padrão.
> Depois ele só faz tunnig para cara hardware

Otavio,

Não é que não exista ou não seja possível, apenas descriminei que sem um
suporte por trás esquece, é queimar o sistema.
O que a FreeBSD Brasil faz e também ocorre muito no datacenters é
prontamente aceitável e dependendo do projeto requerido, contudo leva em
consideração que há um time por trás dando suporte e resolvendo
eventuais problemas.

Dá forma que o Thiago Gomes expos a questão denotou claramente a
distribuição de uma ISO/IMG onde o cliente só precisa setar o endereço
IP da rede e estará tudo funcionando, já li um monte de papers sobre
sistemas com essa promessa que na realidade acaba gerando mais problemas
do que solução devido ao engessamento do sistema e no final o cliente (
tomar de decisão ) descriminando toda e qualquer solução baseada no
sistema que a solução problemática foi criada, eu mesmo tenho esse tipo
de "preconceito" com o GNU/Linux Debian devido a muitos problemas no
passado em ambiente que utilizava distribuições linux ditas userfriend
baseadas no Debian e que apresentavam constantes problemas.

Se ele quer criar uma ISO/IMG no qual aprimore o trabalho de
implantação/gerenciamento dos ambientes deles OK, posso citar para ele
no intuito de aprimorar o trabalho o tinybsd, contudo só recomendo se
for ele ou a equipe dele que venha a trabalhar sobre o sistema customizado.
Disponibilizar uma uma ISO/IMG para o cliente que não tem conhecimento
técnico mínimo requerido para a devida configuração do sistema torno a
frisar é queimar o sistema.