[FUG-BR] Distribuir FreeBSD pre-configurado

Jean Milanez Melo jmelo em freebsdbrasil.com.br
Sexta Maio 8 10:54:50 BRT 2015

Bom dia,

Talvez o tópico tenha saído um pouco da pergunta inicial. Mas até onde entendi a pergunta foi em fazer deploy de uma solução pré configurada.

A FreeBSD Brasil faz isso com a nossa solução ProApps (www.proapps.com.br) ou ProApps+ServerU (modo appliance). O ProApps nada mais é do que uma solução modular com a facilidade de administração web. Colocamos todo o nosso conhecimento em interface web para facilitar o que pra muitos é difícil em linha de comando. Costumamos falar que o ProApps é o FreeBSD feito de forma fácil.

O que acontece hoje com o ProApps é que precisamos fazer um deploy para dezenas de clientes, então imaginem a cada cliente fazer uma instalação manual do zero ou entrar em cada um e fazer update. Simplesmente inviável. Então o que fazemos é criar uma ISO customizada, embarcada, usando o próprio TinyBSD e depois fazemos o deploy dos packages necessários assim como as configurações de cada módulo.

Assim como nós fazemos, qualquer um pode fazer, só depende de testes e mais testes para que a solução seja estável. Hoje já atingimos um ponto de maturidade em que todo o SO, pacotes e configurações são atualizados de forma automática, sem intervenção do usuário, de forma transparente. Então caso saia algum advisory de segurança o patch é aplicado automaticamente em até D+1, sem que o cliente precise se preocupar. Além disso trabalhamos ainda de forma precavida com snapshots, onde em caso de problema o cliente poderá bootar por um boot environment sem risco de perda de dados.

O FreeBSD proporciona todas essas ferramentas acessível a todos: pkgng, ZFS, BE, TinyBSD. O que precisa é de tempo, experiência e muito estudo para juntar todas as coisas e colocar pra funcionar. O que não existe é uma receita de bolo disponível com tudo pronto.

Espero ter contribuído.