[FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1

Domingo Maio 17 14:37:32 BRT 2015

Sent from my iPhone

> On May 17, 2015, at 2:14 PM, Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br> wrote:
>
>  Tenho uma dúvida em relação ao uso de ssd ...
>
>  Como anda a durabilidade deles?  Já é seguro utiliza-los
> em produção para grande massa de dados?  como ficaria esta
> durabilidade caso tivesse apenas o SSD e utilizasse o sistema
> fazendo a atualização do src e ports semanalmente?

Hoje em dia creio que seja besteira se preocupar com a vida útil de um SSD, um SLC suporta mais ciclos de escrita que um HDD e um MLC tem expectativa de durar 80% dos ciclos de escrita de um HDD, ou seja se a expectativa de 7 anos do HDD bate  com seu perfil de escrita em disco o SSD seria de 5.6 anos mas um servidor ou laptop como um todo, o mercado trabalha com expectativa de 5 anos até ser substituído.

Ou seja todos que só tem SSD num laptop dificilmente verão seu SSD morrer antes de apoderarem a máquina como um todo.

Mesma coisa pra maioria dos perfis de servidor em especial os perfis de uso onde a leitura é a maior parte das operações. SSD MLC duram menos ciclos de escrita mas duram mais ciclos de leitura.

Ou seja apenas um SGDB com muita escrita ou um servidor de cache veria um SSD MLC morrer 1/5 do tempo antes de um HDD mas convenhamos ganhou tanto em performance que morrer e substituir por outro 20% mais rápido justifica casa centavo :)

Antes era gambi, os sistemas operacionais (file system) tinham que se preocupar em fazer wear leveling pra poupar a vida dos SSD etc, hj o próprio drive cuida desses aspectos hehehe do mesmo modo que no passado tínhamos que rodar badsect e mapeadores de Bad block e hj os discos já os isolam sozinhos.

Enfim a única coisa a se preocupar com SSD eh o preço :) o resto eh preciosismo hj em dia.