[FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Maio 19 14:05:02 BRT 2015

On 05/19/15 13:45, Patrick Tracanelli wrote:

> É isso ai, o ZIL que é o cache de escrita (na verdade é o logging das operações de metadata, típico de FS jornada) e L2ARC que é o cache de leitura. Ambos podem ser metidos no SSD sim, seria algo como (assumindo que SSD seja de 120G no ada2 que é a situação do Samuel e ele queira 8G pro L2ARC e 20 pro ZIL e o resto pro samba):
>
> gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l log -s 8G ada2
> gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l cache -s 20G ada2
> gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l home2 -s 92G ada2
> zpool create zstore gpt/home2 log gpt/log cache gpt/cache

No caso seria possivel manter o home no HDD em tratar o cache e log só
no SSD ?
Creio que para o que ele possua seja mais interessante.
Supondo que o HDD dele seja o ada3.

gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l log -s 38G ada2
gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l cache -s 82G ada2
gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l home -s 200G ada3p3 ( Considerando que
ele deixe 200Gbytes para o home no servidor sobre o HDD e separado do /
e swap, normalmente eu separo o /usr, /var e /tmp tambem )
zpool create zstore gpt/home log gpt/log cache gpt/cache

Particionamento do HDD seria
/ => (TAM=(HOME - (SWAP*2)))G => ada3p1
swap => RAM*2 => ada3p2
/home => 200G => ada3p3