[FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1

Patrick Tracanelli eksffa em freebsdbrasil.com.br
Terça Maio 19 13:45:54 BRT 2015


> On 18/05/2015, at 20:19, Paulo Henrique - BSDs Brasil <paulo.rddck em bsd.com.br> wrote:
> 
> 
> On 05/18/15 19:58, Patrick Tracanelli wrote:
>>> On 18/05/2015, at 19:18, Samuel . <lista.freebsd.brasil em outlook.com> wrote:
>>> 
>>> Patrick, todos sabem, você é o cara! Muitíssimo obrigado pelo comentário.
>> Hahaha não sou não, só me coloquei na situação de usuário do seu servidor :D
>> 
>>> Com base nessas informações, vou reformular totalmente o cenário aqui.
>>> Não abusando da sua boa vontade. Mas eu tenho um SSD de 120 GB e um HDD de 250, queria poder usar os dois para ter espaço sobrando.
>>> Qual layout de particionamento você recomenda?
>> Minha recomendação principal, o que eu faria, foi oq mencionei em uns e-mails pra trás, levantar quais estruturas existem mais operações e colocar esses pontos de montagem no SSD. Ou seja o layout de mount points deve ser apontado por esse levantamento…
>> 
>> Mas como eu mencionei também antes, se voce ja sabe que é samba o serviço principal você ja deve ter alguma ideia, mesmo sem olhar estatísticas, de quais shares são os mais críticos em termos de performance.
>> 
>> Então eu teria todas as partições no HDD, incluindo o /usr/home e teria um outro volume (se for zfs) ou ou mpoint se for UFS, digamos /usr/home2 e esse com o SSD. Todos os shares críticos em termos de performance estaria no SSD, digamos (um chute) /usr/home2/producao, /usr/home2/desenvolvimento, e os demais no HDD mesmo.
>> 
>> Ou seja difícil sugerir sem conhecer a estrutura funcionam da empresa, mas com certeza voce tem subsídios pra mapear e descobrir isso.
>> 
>> Se ja existir um server com essa função hoje, faça o levantamento estatístico no atual.
>> 
>> Por exemplo, olhando com fstat no servidor aqui da empresa eu vejo que a maior parte das operações de I/O acontecem no /usr/home e no /nfs. O “top -mio -o total” me confirma essa noção, mostrando que os processos que mais fazem I/O são httpd, nfsd e sshd (nego adora scp aqui hehehe) e depois o postgres.
>> 
>> Então aqui no servidor que atende a galera da empresa, certamente se fosse pra ter um SSD ele seria no /nfs e no /usr/home.
>> 
>> Mas se o SSD não for grande suficiente, vou olhar com lsof, nfsstat e procstat pra saber quem são os que mais fazem esses acessos, e descubro que no meu caso os que mais fazem I/O são:
>> 
>> /usr/home/svn
>> /usr/home/honorato
>> 
>> Bom no momento aqui parece que quem mais se beneficiaria de um SSD seriam o usuário honorato e o Subversion ja que são os top I/O.
>> 
>> Ou seja esse é o perfil que você tem que mapear. Não existe uma receita de bolo pq cada server tem os usuários que merece hehehe ;) Às cegas eu sugeriria o /usr/home no SSD mas se for insuficiente os 120G você precisa ter um plano pra mapear quem fica num /usr/home2 e quem fica num /usr/home, sendo um HDD outro SSD.
>> 
>> Se for usar zfs use esse script dtrace pra ter estatísticas por dataset: https://github.com/kdavyd/dtrace/blob/master/zfsio.d
>> 
>> []s
> 
> Aproveitando e engajando na conversa, lembro no passado o ZFS ter suporte a SSD para nivel de cache ( ARC2 ou trim se não me engano ), como não sou adepto dele ( começamos com o pé esquerdo apos uma queda de energia ter perdido todas as minhas musicas ) não posso afirmar se há esse recurso mesmo e se o nome deles é um dos anteriormente citados com plena certeza alguém ai que usa e pode confirmar?

É isso ai, o ZIL que é o cache de escrita (na verdade é o logging das operações de metadata, típico de FS jornada) e L2ARC que é o cache de leitura. Ambos podem ser metidos no SSD sim, seria algo como (assumindo que SSD seja de 120G no ada2 que é a situação do Samuel e ele queira 8G pro L2ARC e 20 pro ZIL e o resto pro samba):

gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l log -s 8G ada2
gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l cache -s 20G ada2
gpart add -t freebsd-zfs -a 4k -l home2 -s 92G ada2
zpool create zstore gpt/home2 log gpt/log cache gpt/cache





> 
> Samuel, não irá colocar nenhum recursos de resiliencia no seu HDD ? se não for colocar coloca todos os dados no SSD simplesmente devido a probabilidade de falha dele comparado com o HDD é bem menor.
> E aproposito qual o modelo do seu HDD ? se for  qualquer HDD de desktop eu desencorajo a utilização, usei muito no passa e ainda tenho dois servidores usando discos da Western Digital contudo o que perco de desempenho e resistencia de operação com eles não vale a pena a economia.
> 
> Att.
> 
> 
>> 
>> 
>> 
>> 
>>> 
>>> 
>>> 
>>> 
>>> 
>>> 
>>> Att,
>>> Samuel .Rio Grande do Sul - RS
>>> 
>>>> From: eksffa em freebsdbrasil.com.br
>>>> Date: Mon, 18 May 2015 12:11:38 -0300
>>>> To: freebsd em fug.com.br
>>>> Subject: Re: [FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1
>>>> 
>>>> 
>>>>> On 17/05/2015, at 21:03, Samuel . <lista.freebsd.brasil em outlook.com> wrote:
>>>>> 
>>>>> Olá!
>>>>> Primeiramente obrigado pelas excelentes respostas.
>>>>> Eu pensei em usar o SSD para o sistema operacional e o HDD para /home, /var e /tmp. Assim, penso eu, poupo um pouco a sobrecarga no SSD e consequentemente aumento a vida útil dele.
>>>>> 
>>>> Você não está poupando está desperdiçando…
>>>> 
>>>> Está deixando de andar de Ferrari pra andar de Gol pq a manutenção é mais barata.
>>>> 
>>>> Só que a Ferrari não vai quebrar toda semana, só vai ser mais caro quando quebrar. Se é pra não tirar da garagem melhor não ter. Se é pra não usar seu SSD e tirar tudo que ele pra oferecer durante toda a vida útil dele, melhor não ter um SSD só pq ele vai ter uma vida útil 80% menor.
>>>> 
>>>> Como eu disse no outro e-mail, ter SSD e HDD no seu servidor e usa-los intensamente, na mesma proporção, é provável que você nunca veja seu SSD morrer (a não ser que seja um SSD antigo das primeiras gerações), e troque o servidor como um todo antes disso acontecer. Mas se o perfil de uso for tão intenso que o SSD morreu 20% antes do tempo, terá valido cada centavo antecipar uma troca de SSD 20% antes do tempo do HDD.
>>>> 
>>>> Seu sistema operacional não precisa de um SSD! Quem precisa são seus dados, o volume crítico da aplicação crítica. Seu kernel estará sempre em memória e ter um SSD pra carregar seu /bin/ls ou /sbin/ifconfig num read mais rápido pra memória não tem vantagem nenhuma, além do que os arquivos mais comuns do SO já ficam em cache de RAM mesmo…
>>>> 
>>>> Se eu fosse usuário do seu servidor e soubesse que meu /home está num HDD lento e o resto do FreeBSD num SSD mega rápido eu tenho duvida se ficaria triste ou revoltado hehehe ;) Mas certamente não seria um usuário feliz e satisfeito nem acharia que o investimento no SSD valeu a pena pra qualidade geral do serviço prestado por esse servidor!
>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> Att,
>>>>> Samuel .Rio Grande do Sul - RS
>>>>> 
>>>>>> From: eksffa em freebsdbrasil.com.br
>>>>>> Date: Sun, 17 May 2015 14:37:32 -0300
>>>>>> To: freebsd em fug.com.br
>>>>>> Subject: Re: [FUG-BR] Particionamento FreeBSD 10.1
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> Sent from my iPhone
>>>>>> 
>>>>>>> On May 17, 2015, at 2:14 PM, Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br> wrote:
>>>>>>> 
>>>>>>> Tenho uma dúvida em relação ao uso de ssd ...
>>>>>>> 
>>>>>>> Como anda a durabilidade deles?  Já é seguro utiliza-los
>>>>>>> em produção para grande massa de dados?  como ficaria esta
>>>>>>> durabilidade caso tivesse apenas o SSD e utilizasse o sistema
>>>>>>> fazendo a atualização do src e ports semanalmente?
>>>>>> Hoje em dia creio que seja besteira se preocupar com a vida útil de um SSD, um SLC suporta mais ciclos de escrita que um HDD e um MLC tem expectativa de durar 80% dos ciclos de escrita de um HDD, ou seja se a expectativa de 7 anos do HDD bate  com seu perfil de escrita em disco o SSD seria de 5.6 anos mas um servidor ou laptop como um todo, o mercado trabalha com expectativa de 5 anos até ser substituído.
>>>>>> 
>>>>>> Ou seja todos que só tem SSD num laptop dificilmente verão seu SSD morrer antes de apoderarem a máquina como um todo.
>>>>>> 
>>>>>> Mesma coisa pra maioria dos perfis de servidor em especial os perfis de uso onde a leitura é a maior parte das operações. SSD MLC duram menos ciclos de escrita mas duram mais ciclos de leitura.
>>>>>> 
>>>>>> Ou seja apenas um SGDB com muita escrita ou um servidor de cache veria um SSD MLC morrer 1/5 do tempo antes de um HDD mas convenhamos ganhou tanto em performance que morrer e substituir por outro 20% mais rápido justifica casa centavo :)
>>>>>> 
>>>>>> Antes era gambi, os sistemas operacionais (file system) tinham que se preocupar em fazer wear leveling pra poupar a vida dos SSD etc, hj o próprio drive cuida desses aspectos hehehe do mesmo modo que no passado tínhamos que rodar badsect e mapeadores de Bad block e hj os discos já os isolam sozinhos.
>>>>>> 
>>>>>> Enfim a única coisa a se preocupar com SSD eh o preço :) o resto eh preciosismo hj em dia.
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> ---
>>>>>>> /*************************************************
>>>>>>> **Nilton José Rizzo            UFRRJ
>>>>>>> **http://www.rizzo.eng.br      http://www.ufrrj.br
>>>>>>> **http://lattes.cnpq.br/0079460703536198
>>>>>>> **************************************************/
>>>>>>> 
>>>>>>> -------------------------
>>>>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>>>> -------------------------
>>>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>>> 		 	   		
>>>>> -------------------------
>>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>> --
>>>> Patrick Tracanelli
>>>> 
>>>> FreeBSD Brasil LTDA.
>>>> Tel.: (31) 3516-0800
>>>> 316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
>>>> http://www.freebsdbrasil.com.br
>>>> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>>>> 
>>>> -------------------------
>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>> 		 	   		
>>> -------------------------
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> --
>> Patrick Tracanelli
>> 
>> FreeBSD Brasil LTDA.
>> Tel.: (31) 3516-0800
>> 316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
>> http://www.freebsdbrasil.com.br
>> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>> 
>> -------------------------
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 
> -- 
> Paulo Henrique.
> BSDs Brasil - FUG-BR.
> Grupo de Usuários de FreeBSD do Brasil.
> Fone: (21) 96713-5042
> 
> "Por mais breve que seja a loucura da fé, apegue-se a razão.
> Ela não tem todas as respostas porém não mente baseado na sua fé".
> 
> -------------------------
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"



Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd