[FUG-BR] FreeBSD como PBX-IP com Asterisk

Danilo Bedani dbedani em gmail.com
Quinta Maio 28 16:06:48 BRT 2015

Boa tarde,

Afirmo o que o Patrick falou: FreeBSD e Asterisk apenas com hardware
Digium, ou se não necessitar de interfaces, pode ir sem medo.

Eu deixei de lado o FreeBSD para rodar Asterisk pois o hardware que
tenho/tinha sempre foram de marcas nacionais, Digivoice e Khomp.

Digivoice funciona bem, mas não me agrada o suporte. Das vezes que
precisei, demoraram muito a entender o que eu precisava de fato.

Khomp apenas elogios: ótimo hardware, comercial muito bom e suporte técnico
extremamente competente.

Khomp e Digivoice apenas driver para Linux! Eles até fornecem os códigos,
caso queira compilar para o BSD...

> Asterisk,

> Renata,
>
> Não melhorou o cenário, se for apenas comparar o suporte no FreeBSD vs
> Linux, piorou. Mas pra não ser o portador só de mas notícias vamos pras
> boas. As placas realmente boas, Digium, estão com suporte mais amplo, mais
> estável e cada vez melhor :D Pessoalmente são as que eu uso e o DAHDI no
> FreeBSD pra Digium é Enterprise Grade certamente.
>
> Isso dito, no passado rolava bem Digium e Sangoma. Hoje Sangoma tem
> suporte mais limitado no FreeBSD, e Digium melhorou. Por outro lado
> [...]

Danilo Bedani
dbedani em gmail.com