[FUG-BR] Problemas com a atualização no FreeBSD-10.1 STABLE amd64

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Maio 29 11:28:44 BRT 2015

Caríssimos

Esbarrei num problema pra lá de estranho: após fazer a atualização do
FreeBSD-10.1-STABLE AMD64, na última quarta-feira à noite, comecei a ter
problemas sérios. Após fazer a compilação (o make buildkernel e o make
buildworld funcionaram, como sempre, sem qualquer problema ou warning) e
fazer a instalação (make installkernel "KERNCONF=GENERIC" e make
installworld), sem qualquer problema, ao rebootar a máquina, o processo é
interrompido (as mensagens vão até o momento em que aparece as menções para
o fuse-bsd). Para resolver o problema, eu carreguei o kernel.old, que foi
até o fim com o processo de boot. Para ver se eu corrigia o problema,
baixei tudo novamente via svn, recompilei, instalei e o problema voltou a
se repetir.
Eu não creio que seja problema de hardware porque, se fosse, o kernel.old
[também apresentaria falhas. Olhando o /var/log/messages encontrei isto

acpi_throttle1: failed to attach P_CNT (e que se repete para os outros 7
cores da máquina)

Também apareceu um

xhci0 XHCI halt/start/probe failed err=18

Tentei resolver o problema da mais forma mais rápida possível:

cp -r /boot/kernel.old /boot/kernel

acreditando que no reboot o kernel.old seria carregado como sendo o kernel
corrente; não funcionou. Então eu copiei o /boot/loader.old para
/boot/loader e também não funcionou.

Então eu editei o /boot/loader.conf, que estava assim:

nvidia_load="YES"
vboxdrv_load="YES"
atapicam_load="YES"
fuse_load="YES"
sem_load="YES"
amdtemp_load="YES"
kern.maxfiles="25000"
kern.ipc.semmni="1250"
kern.ipc.semmns="9000"
#kern.ipc.shmmax="2863311530"
#kern.ipc.shmall="4194304"

e comentei os carregamentos depois do fuse_load (excluindo o amdtemp_load),
e o problema persistiu.

Eu não sei o que possa estar acontecendo, mas creio que a saída seria fazer
um downgrade para a revisão antiga (283269), mas eu não descobri como
baixar as fontes desta revisão. Por favor, alguém poderia me ajudar nisto?

Obrigado pela atenção

Um abraço

Eduardo

--