[FUG-BR] Permitindo roteamento assimétrico.

Paulo Henrique - BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Novembro 27 17:59:11 BRST 2015

Saudações a todos,

Cuidado com o top-posting!!

On 27/11/15 17:44, Fabiano Ribeiro wrote:
> Kalil,
>
>      Não sou tão experiente com freebsd então talvez seja bom você esperar
> alguém com mais experiência confirmar. Mas te digo que estou com duas l-800
> com bgp multihoming e não to tendo nenhum problema de RPATH e não vi nada
> disso no kernel. No freebsd ele não é implementado e até onde sei somente
> via ipfw.
>      Qualquer ajuda na empreitada inicial, TMJ ! Pode me chamar em PVT.

Bom não compreendi bem o cenário que utiliza Kalil, então estou partindo
que está trabalhando multi-homed sem BGP (pelo que compreendi ), são 3
ISP que entregam o LINK e junto um tanto X de IP roteávels pela internet
em sua caixa.

Infelizmente protocolos que mantém states não tem muito o que se fazer a
não ser trabalhar com failover ou load-balance com o PF ou usando a
opção prob do IPFW, reforço quebrar o states de conexão tipo TCP vai
gerar mais problema que solução, opte pela opção de deixar trafego X
sair pelo link 01, trafego Y pelo link 02 e trafego Z pelo link 03 ( O
PFsense é uma boa pedida para você que não domina muito o sistema, e no
caso para mim também que está um pouco enferrujado com IPFW ).

Caso esteja utilizando BGP, a configuração do openbgp para controlar a
saida é até possivel o mesmo não se aplica ao download que dependerá de
como a sua rede esta sendo vista pelo ASN remoto e os critérios de
desempate na eleição do AS-PATH.
Nesse caso uma analise de um lg disponivel na internet para saber como
está a propagação do seu AS-PATH pela internet será a melhor saida, e
usando essa informação configurar o BGP para tratar caso a caso.

Procure postar tais duvidas de engenharia de trafego de rede na GTER lá
o pessoal é mais casca grossa nesses ambientes multi-homed.
Att.

--
:UNI><BSD: