[FUG-BR] Problema sério com link aggregation LACP no FreeBSD 10.2-RELEASE

Giovanni Tirloni gpt em gtirloni.com
Terça Setembro 15 22:08:51 BRT 2015

On 09/15/2015 06:28 AM, Marcelo Gondim wrote:
> Eu tenho 2 laggs nesse router e depois que atualizei, quando chegava no horário
> de pico e subia o tráfego nesses laggs, simplesmente meu load subia pra 40.x à
> 53.x, minha sessão BGP de um desses laggs com a operadora caía e levantava de 5
> em 5 minutos me gerando grande problema aqui no provedor.
>
> Nos logs ficavam aparecendo:
>
> /var/log/messages:Sep  9 19:21:43 rt01 kernel: igb5: Interface stopped
> DISTRIBUTING, possible flapping
> /var/log/messages:Sep  9 19:21:44 rt01 kernel: igb4: Interface stopped
> DISTRIBUTING, possible flapping

Ola Marcelo,

  Não sei até que ponto você está disposto a investigar esse problema, mas se
puder voltar para o 10.2 e iniciar a maquina em verbose mode [1], pode ser que
outras mensagens ajudem a elucidar esse problema.

  Você poderia enviar a saída do ifconfig das interfaces ixb/lagg, a
configuração do link aggr switch, as informações físicas da interface (pciconf
-lv) e de boot (egrep ´(lagg|igb)' /var/run/dmesg.boot)?

  Desde a 10.1-RELEASE, o driver igb teve muitas mudanças. É difícil dizer
exatamente o que pode ter causado essa regressão sem mais detalhes.

[1] - https://www.freebsd.org/doc/handbook/boot-introduction.html#boot-init

Abraços,
Giovanni