[FUG-BR] Problema sério com link aggregation LACP no FreeBSD 10.2-RELEASE

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Setembro 17 11:51:49 BRT 2015

> Opa Danilo,
>
> Pois é e a única coisa que tenho é a revisão que funciona perfeito no
> 10.1-stable. Não sei se é simples achar a mudança entre as versões que
> saíram mas algo mudou nesse meio do caminho destruiu meu cenário.
>
> Outra recente também que descobri e que sofri por muito mas muito tempo. Não
> sei se lembram dessa thread [1] que abri em abril do ano passado.
> Sabe qual era a solução desse problema?
>
> Colocar um simples: gateway_enable="YES" no /etc/rc.conf
>
> Ou seja, mesmo colocando o net.inet.ip.forwarding=1 se você não colocar essa
> [...]

Opa Gondim,

Nós entendemos e sabemos o quanto é frustante aguardar (sem um ETA
definido) uma resposta ou uma correção nesses casos (eu também já
estive nessa posição).

É sempre importante lembrar que o projeto trabalha com voluntários, há
muita pouca gente lá que é paga pra fazer algum serviço ou para ser
responsável por determinada area, então mesmo com toda frustração é
importante manter uma atitude positiva.

Pessoas com a atitude positiva se relacionam melhor com a comunidade e
se relacionando bem as pessoas vão se lembrar de você. Lembre-se, é
tudo uma questão de como você interage com o projeto. O projeto esta
sempre acompanhando as pessoas, todo contribuidor eventual é um
possível desenvolvedor.

Mesmo com todos esses problemas, eu aposto que você ainda tem muito
mais chances de ter o seu problema resolvido no FreeBSD do que no
mikrotik ou no Windows (mesmo os últimos dois sendo pagos), reporte um
problema lá e depois me diga quando foram resolvidos ;-)

Bom, quanto a esse problema do gateway_enable, esta correto, apenas
adicionando o net.inet.ip.forwarding=1 não é o bastante para que o
sistema funcione, existem casos onde os scripts rc vão reescrever essa
sysctl e a única forma de você instruir os scripts para fazer a coisa
certa é através da variável gateway_enable.

O roteamento para de funcionar porque quando você cria a vlan ele seta
a sysctl de volta pra 0, pode fazer o teste. Basta setar a sysctl
novamente para tudo voltar a funcionar, não precisa reiniciar.

Contribua com a documentação do projeto, deixe isso escrito e claro
para que outras pessoas não tenham a mesma dificuldade.

[]'s
Luiz