[FUG-BR] Substituir disco em Raid com Gmirror

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Setembro 25 11:46:03 BRT 2015

Em 25/09/2015 10:48, Patrick Müller escreveu:
> Bom dia galera.
>
> Meu problema é parecido, mas não é igual ao do link
> http://www.fug.com.br/content/view/440/77/ . Porque o disco morreu.
>
> Eu já testei isso a anos atrás, mas agora é a vera.
>
> O procedimento correto para substituir um disco é este:
>
> # gmirror forget gm0
>
> # gmirror insert gm0 /dev/ada4
>
> Ou devo adotar o do link?
>
> Abraço
Patrick, só se usa o forget se o disco não está mais sendo reconhecido
pelo sistema.
Por via das duvidas, como está com receio de fazer com o servidor em
produção recomendo o seguinte procedimento.

- Desliga o Servidor.
- Remove o disco bugado
- Inicializa o sistema em single-user
- gmirror forget $device_geom
- gmirror insert $decive_geom $disco
- espera terminar de sincronizar os disco
- reboot
- inicializa o servidor normalmente.

Att.

--