[FUG-BR] Segurança do PPTP para poucos acessos

Thiago Andrighetti de Pádua thiagoapadua em bsd.com.br
Quinta Abril 28 08:48:59 BRT 2016

Olá lista!!!
Eu preciso implementar um servidor de VPN aqui no provedor onde trabalho
para acesso externos aos equipamentos etc.
Hoje quando preciso, faço tunel SSH, mas não é nada prático.
Eu ia implementar um servidor PPTP com o MPD, mas muitos dizem que tem
muitos bugs, que a segurança do PPTP é falha, etc...
Mas por outro lado eu vou ter 3 ou 4 pessoas no máximo que vai acessar essa
VPN, e algumas estão meio resistentes à ter que configurar openvpn,
certificados e tudo mais, usuário mais leigo, sendo que um PPTP qualquer
windão configura facil.

Bem, gostaria da opinião dos senhores quanto à essa implantação do PPTP,
realmente estou colocando a minha rede em risco? Tenho realmente que tacar
um openvpn? e se o chefe estiver viajando e em outro PC, e quiser acessar
algo aqui? não levou os certificados e tudo mais...

Bem, qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado.