[FUG-BR] Segurança do PPTP para poucos acessos

Tales Rodarte talesrodarte em gmail.com
Quinta Abril 28 09:37:05 BRT 2016

Em 28-04-2016 08:48, Thiago Andrighetti de Pádua escreveu:
> Olá lista!!!
> Eu preciso implementar um servidor de VPN aqui no provedor onde trabalho
> para acesso externos aos equipamentos etc.
> Hoje quando preciso, faço tunel SSH, mas não é nada prático.
> Eu ia implementar um servidor PPTP com o MPD, mas muitos dizem que tem
> muitos bugs, que a segurança do PPTP é falha, etc...
> Mas por outro lado eu vou ter 3 ou 4 pessoas no máximo que vai acessar essa
> VPN, e algumas estão meio resistentes à ter que configurar openvpn,
> certificados e tudo mais, usuário mais leigo, sendo que um PPTP qualquer
> [...]
Olá Thiago,

Na minha opinião segurança nunca é demais.
O OpenVPN é bem prático. Você pode criar um instalador com o arquivo de
conf. e automatizar o processo.
Outra opção que pode considerar é o L2TP.

--
Tales