[FUG-BR] Instalando o /freeBSD 10.3 - RELEASE no notebook HP Pavilion G6

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Segunda Agosto 8 19:35:13 BRT 2016

Caros Renato, Frederico e Vinícius

> renato em frederick.eti.br>

> máquina

> estou

> RAM
> dispositivo

> que

> tive um pequeno "inconveniente" com um pavilion (dv3-2155mx) em
> janeiro de 2010, mas *COM CERTEZA* não reportei que a bios era
> armazenada no disco :3
>
> https://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-stable/2010-
> January/054551.html
>

> --
> Vinícius Zavam
> [...]

Agradeço a atenção de vocês e peço desculpas pela minha ignorância (eu sou
químico de formação e não tive treinamento ou conhecimento formal na área
de informática: o pouco que aprendi foi "batendo a cabeça na parede"). Eu
tinha claro para mim que a BIOS era um chip (um componente eletrônico) onde
as informações para iniciar a máquina estavam guardadas. Mas, como o mundo
corporativo é cruel, e eu me lembrava vagamente de alguém bravo, muito
bravo, na FUG reclamando que talvez não fosse possível instalar o FreeBSD
num laptop porque o fabricante "travou" o hardware só para rodar um $i$tema
Operacional comercial, pensei que este pudesse ser o motivo.

De qualquer forma, eu completei com sucesso a instalação. Agora é resolver
um outro problema (vou fazer outro post para não complicar o meio-de-campo).

Um abraço e obrigado

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa