[FUG-BR] Fazer o 10.3-RELEASE se conectar a um projetor

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Segunda Agosto 8 19:45:02 BRT 2016

Prezados

Eu recem-instalei o 10.3-RELEASE em um HP Pavilion G6 (amd64 / 6 GB de RAM)
e consegui rodar nele o xfce4-wm sem muita dificuldade.
Meu problema agora é que eu uso este notebook para ministrar aulas e ele
deve se comunicar com um projetor EPSON. Os projetor aceita vários modos de
comunicação: 1) USB (que eu não posso usar porque o looonnngo cabo que foi
disponibilizado estava apresentando mal-contato); 2) rede wifi (a Epson só
disponibiliza o programa para Windows) e 3) através da porta HDMI.

Quando eu configuro o projetor para receber os dados via HDMI, ele diz que
não há sinal. Então eu fui no handbook e encontrei a solução xrandr e vi o
nome da porta/driver HDMI. Depois eu fiz um:

xrand --output HDMI-0 --auto

O projetor ainda não consegue enxergar o laptop e, pior, quando eu saio do
ambiente gráfico, a tela some.

Com certeza deve haver um jeito de resolver este problema porque, acredito
eu, há mais professores no mundo que usam o FreeBSD para as suas aulas. Por
favor, alguém tem alguma sugestão?

Grato pela atenção

Edu

--