[FUG-BR] [1/2 OFF] Por que FreeBSD?

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Agosto 10 15:03:52 BRT 2016

Prezados

danchiacchio em tuxnetwork.net>:

> Boa Tarde Pessoal,
>
> Sem dúvida nenhuma o FreeBSD é um sistema sensacional!!! Além das
> características mencionadas até então, o que muito me agrada é a
> utilização do sistema de arquivos ZFS.
>
> Na minha opinião, trata-se de um sistema de arquivos fantástico,
> provendo muitos recursos como snapshot, replication etc.
>
> Outro ponto importante no meu ver é o método de licenciamento do
> FreeBSD em comparação com distribuições Linux. O FreeBSD é baseado em
> licença BSD. Já o Linux é distribuído sobre GNU/GPL.*
>
> Espero ter ajudado.

> [...]

Uma pequena contribuição vindo de um leigo que nào tem formaçào em
informática: tive de formatar o HD de meu notebook que rodava win10
(upgraded from win7) porque ele estava travando constantemente. Fiz uma
teste reinstalando o win7 e tive grande decepcao porque a maioria dos
componentes (dentre eles, placa de rede e placa wifi nao eram
reconhecidos). Parti para o FreeBSD (10.3-RELEASE) e tudo esta funcionando
ou sendo reconhecido. Para quem costuma pensar que o FreeBSD e o S.O. mais
bruto do mercado, onde tudo tem de ser feito manualmente para funcionar,
esta licao eh entusiasmante.

Eu utlilizo o FreeBSD desde 1996 (versao 2, salvo engano) nas minhas
maquinas onde eu rodo calculos de modelagem molecular: o sistema eh
robusto, nao apresenta travamentos (exceto aqueles obviamente causados por
problemas de defeito em hardware), eh seguro e carrega uma filosofia
continua porque os aplicativos nao mudam de lugar, os arquivos de
configuracao nao ficam pulando de versao em versao.

O ponto fraco: muitos codigos-fontes de programas academicos especificos
para o meu trabalho sao escritos para linux. Na hora de fazer a compilacao,
eh necessario mais trabalho e atencao quando se usa o FreeBSD. Em
compensacao, eu nao preciso fazer grandes alteracoes quando atualizei a
versao do sistema.

Um abraco

Edu

--