[FUG-BR] [1/2 OFF] Por que FreeBSD?

Wenderson Souza wendersonsouza em gmail.com
Quarta Agosto 10 15:23:17 BRT 2016

Em 9 de agosto de 2016 21:05, Juliano Atanazio <juliano.list em gmail.com>
escreveu:

> Saudações, pessoal!
>
> Agora no final do mês vai ter o FTSL [1], evento de Software Livre que
> acontecerá em Curitiba e eu tenho uma proposta de palestra aprovada.
> A referida palestra tem o título "Por que FreeBSD?"
> É uma apresentação que objetivo divulgar o FreeBSD enumerando suas
> vantagens, contando curiosidades, fazendo alguns comparativos, e etc.
>
> Gostaria de saber se alguém teria alguma sugestão de coisas para que eu
> fale.
> Já tenho algumas coisas em mente, mas gostaria de levar a opinião da
> comunidade para o evento.

> [...]

Juliano,

Além de tudo que os companheiros da causa FreeBSD já citaram, eu cito a
minha história:

Utilizei o Linux por alguns anos, era uma tortura instalar uma placa de
rede nova em um servidor (quem nunca apanhou das Realtek da vida?) e achar
o driver para ela.

Compilar o Kernel então, no FreeBSD duas linhas de comando resolvem o
problema, uma compila, a outra já instala o novo kernel, reboot e pronto
você já sobre com Kernel novo.

O ports colection e o pkg são o santo graal na instalação de
aplicativos/softwares diversos, difícil achar essa facilidade no Linux.

Há quem diga, "Ah! Mas tem o apt-get", mas e se não souber o nome exato do
aplicativo?!?!?!

No FreeBSD um cd /usr/ports ; make search name=nome-parcial-do-aplicativo |
grep Path: já faz muita coisa.

Toda essa facilidade, sem contar a estabilidade e robustez do FreeBSD, me
fez passar a utilizá-lo desde 2006.

Atenciosamente,

Wenderson Souza - wendersonsouza em gmail.com
+55 (43) 9162-4333 Vivo Mobile
Skype: wendersonsouza