[FUG-BR] Modificando o Layout do Teclado no FreeBSD-10.3 Release

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Agosto 10 17:19:05 BRT 2016

Oi Otacílio

> Olá Professor Eduardo
>
> Eu utilizo o FreeBSD como guest no virtualbox. A interface é XFCE4. Para o
> teclado funcionar corretamente eu rodo o comando:
>
> setxkbmap -model abnt2 -layout br
>
> Depois que o XFCE4 abre. Para rodar automaticamente adicionei o comando na
> configuração "Início automático de aplicativos" que fica em "Sessão e
> Inicialização" do XFCE.
>
> Sobre o monitor, aqui quando pluguei o XFCE detectou automaticamente. A
> dica de Renato sobre o arandr para configurar o segundo monitor também é
> valiosa.

> [...]

Obrigado pela atenção.

Eu usei o setxkbmap -model abnt2 -layout br e funcionou!!! Bem, quase tudo:
a acentuação está redondinda, mas eu não consigo mais digitar o "/" . Eu
tentei até usar o código ASCII para ele pressionando o ALT+47, mas também
não funcionou.
O seu teclado na máquina que você virtualiza é um de 105 teclas abnt2 ou
você também está usando um notebook? Na máquina que eu estou escrevendo
agora (um desktop) eu tenho um teclado abnt2 e tudo funciona bem, inclusive
a "/".

Com relação à saída do HDMI: acabei de encontrar um projetor livre e testei
a solução usando o arandr e funcionou muito bem. Agora eu só preciso
aprender a redirecionar também o som para esta porta (eu ministro a
disciplina de Química Quântica e há muitos filmes de excelente qualidade no
youtube = downloadables). Mas, um passo de cada vez.

Um abraço

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa