[FUG-BR] Modificando o Layout do Teclado no FreeBSD-10.3 Release

Otacílio otacilio.neto em bsd.com.br
Quarta Agosto 10 15:44:24 BRT 2016

Em 10/08/2016 15:31, Eduardo Lemos de Sa escreveu:
> Prezados
>
> Ainda estou tentando configurar o notebook para rodar o FreeBSD
> 10.3-RELEASE amd64. Ainda nao testei a saida de video pela porta HDMI
> porque nao estou conseguindo encontrar um projetor livre. Enquanto isto,
> estou tentando configurar o teclado para acentuar corretamente no ambiente
> X.
>
> Eu tentei copiar o xorg.conf que eu usava nos desktops, mas nao funcionou.
> Principalmente, desconfio eu, porque os desktop tinham um teclado ABNT2
> (105 teclas) e o notebook tem um teclado de 76 teclas somente. O que eu fiz
> [...]

Olá Professor Eduardo

Eu utilizo o FreeBSD como guest no virtualbox. A interface é XFCE4. Para
o teclado funcionar corretamente eu rodo o comando:

setxkbmap -model abnt2 -layout br

Depois que o XFCE4 abre. Para rodar automaticamente adicionei o comando
na configuração "Início automático de aplicativos" que fica em "Sessão e
Inicialização" do XFCE.

Sobre o monitor, aqui quando pluguei o XFCE detectou automaticamente. A
dica de Renato sobre o arandr para configurar o segundo monitor também é
valiosa.

[]'s

-Otacílio