[FUG-BR] Modificando o Layout do Teclado no FreeBSD-10.3 Release

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Segunda Agosto 15 17:52:43 BRT 2016

Caros Otacílio e Clayton

:

> Boa noite,
>
> Meu teclado possui os caracteres de barra e interrogação na mesma tecla,
> resolvi o problema deixando o .Xmodmap da seguinte forma:
>
> clear mod4
> keycode 109 = slash question
>
> Sem nenhuma combinação com Alt ou Alt Gr, funciona direto. Curiosamente
> não funciona no Firefox nem no Thunderbird, mas não tive a curiosidade de
> procurar a respeito.
>
> Espero que resolva seu problema.
>
> Att,
>
> Clayton

Obrigado pelas dicas.
A solução adotada é um misto das sugestões de vocês. Eu criei um script que
autoexecutado pelo xfce4:

setxkbmap -model abnt2 -layout br
xmodmap -e 'keycode 94 = slash question'
xmodmap -e 'keycode 115 = bar'

Ele setta o layout do teclado e, em seguida, eu atribuo à duas teclas os
símbolos que estão ausentes.

O mais difícil foi descobrir como o xmodmap nomeia as teclas:
1) o xev é um aplicativo que mostra na tela o código da tecla que está
sendo pressionado
2) o site https://www.tcl.tk/man/tcl8.4/TkCmd/keysyms.htm mostra os nomes
dos símbolos que podem ser atribuídos.

Novamente, obrigado pela ajuda.

Agora, vamos ao passo seguinte: a rede sem fio

Um abraço

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa