[FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Agosto 24 16:28:52 BRT 2016

Prezado

Acabo de descobrir que a vida útil do HD do meu notebook está se acabando
porque aparece, às vezes, mensagens:

(ada2:ahcich0:0:0:0): CAM status: ATA Status Error
(ada2:ahcich0:0:0:0): ATA status: 00 ()
(ada2:ahcich0:0:0:0): RES: 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00
(ada2:ahcich0:0:0:0): Error 5, Retries exhausted

Pode ser a controladora, mas meu palpite mais provável é o HD, que já tem 4
anos de uso.

O HD atual é um SAMSUNG de 640 GB, com o ZFS, e pretendo substituí-lo por
um SEAGATE híbrido de 1 TB, também com o ZFS. O meu problema é que eu não
tenho experiência em clonar HDs que têm o ZFS como filesystem (com o UFS,
eu já fiz isto muitas e muitas vezes). Eu andei lendo a documentação, e
achei isto:

http://blather.michaelwlucas.com/archives/2108

https://www.howtoforge.com/tutorial/how-to-use-snapshots-clones-and-replication-in-zfs-on-linux/
(que é para linux, mas desconfio que serve também para o FreeBSD)

que dá boas dicas, porém o HD original está em uma máquina e o novo HD está
em outra. Meu temor é que ao tentar criar o novo pool, eu acabei destruindo
o antigo.

Por favor:
1) Qual é a melhor estratégia: instalar o FreeBSD a partir do zero
(transferindo antes os arquivos para uma outra máquina e depois copiando-os
de volta via rede) ou tentar realmente copiar de HD para HD?
2) Eu nunca abri um notebook, e não quero fazê-lo antes do HD novo chegar,
por isto eu não sei que há duas conexões internas para HDs. Sei que isto
pode variar de modelo para modelo, marca para marca, mas há um padrão? Como
no mundo dos notebooks tudo é economizado, eu desconfio que eu tenha de
usar a minha segunda alternativa (instalar e copiar de volta, via rede).

Obrigado pela atenção

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa