[FUG-BR] copiando / clonando um HD com o ZFS

Danilo Perillo Chiacchio danchiacchio em tuxnetwork.net
Quarta Agosto 24 18:31:34 BRT 2016

Boa Noite Eduardo,

Conforme o Tiago comentou, o Clonezilla pode ajudar. Eu já utilizei o
Clonezilla a um tempo atrás para criar uma imagem do disco de sistema
com Windows. Funcionou muito bem, uma vez que ele cria a imagem do
disco considerando somente os blocos utilizados no momento (exemplo:
disco de 80GB e 10GB em utilização, a imagem resultante terá cerca de
10GB.... porém ele leva com ele a estrutura de partições do disco. No
processo de restauração, deverá utilizar um disco de tamanho igual ou
maior para ter sucesso na restauração).

Porém, pelo que vi no site do projeto não existe suporte ainda para o
filesystem ZFS. Dessa forma, para os sistemas de arquivos que não são
suportados pelo Clonezilla ele fará uma copia bit-a-bit usando o "dd".
Caso queria ver mais detalhes, segue link oficial do projeto:

http://clonezilla.org/

Espero ter ajudado.

[ ]'s
Danilo Perillo Chiacchio
"Nunca desista de seus sonhos. Persista e lute até o final!"