[FUG-BR] Fwd: linux64 no FreeBSD (era FreeBSD na NASA)

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sábado Dezembro 3 05:51:29 BRST 2016

Oi Renato

> Em 1 de dezembro de 2016 às 16:27:14, Eduardo Lemos de Sa (
> eduardo.lemosdesa em gmail.com) escreveu:
>
> (só tenho o binário nativo para
> linux e há perda de performance tentar rodar usando virtualização).
>

> Ficou ruim usando qual virtualização?
>
> Não dá para pegar a máquina que roda Linux, clonar ela no vmware usando
> vmware converter, ou reinstalar ela no vmware e jogar seus binários. Só tem
> que ver o hardware que roda o vmware, apesar que a RAM pro linux seria o
> mínimo.

Eu testei com o VirtualBox. Não sei dizer se há grande diferença de
performance entre o VmWare (a versão gratuita ou a comercial?) e o
VirtualBox.

> [...]
>
> Não sei como seu binário e o que ele faz, mas se é via shell, é uma opção.
>
> Pelo menos eu fiz assim lá em 2000 e ‘poucos', algo assim, quando um XENIX
> precisava ‘morrer’ e até eu ver o que era melhor, openbsd ou freebsd,
> emular as teclas corretamente, etc, etc. o pessoal apontou o telnet(!) pro
> BSD e fazia via rshell, quando consegui emular e colocar as teclas de
> função(ESC, SETA UP, etc, etc) OK, migrei, só mudando o shell de login.
>
> Você precisa mesmo da linux64? Pois se o software for 32bits, versão mais
> velha que a 10.3 roda. 64 está nova demais.

O binário é linux64. Quando eu tinha a versão 32, eu rodava no BSD sem
problemas, inclusive conseguia compilar com o gcc/gfortran (o compilador
suportrado é o pgf77). Com a versão 64, não tem acorda. Nem no linux64 ,
dependendo da distro ou do processador (Intel ou AMD) os binários podem não
funcionar tão bem assim. Eu estou tentando ver uma maneira de compilar com
o gcc: se eu conseguir, rodo tudo em FreeBSD nativo, sem precisar de
virtualização ou carregar bibliotecas linux64. Mas vai ser um trabalhão....

Obrigado

Um abraço

Edu

Opa.Depois dá reply pra lista, veio só pra mim :)

vou te responder aqui depois eu colo lá pra quem precisar saber.

Então eu nao uso virtualbox, sou suspeito para falar, comecei a usar vmware
em 2003 em uma empresa que fui contratado pra implementar uma
virtualização, aprendi na marra e hoje faço muita coisa ‘nas nuvens’ com
vmware, basicamente mirando pra parceiros dos USA sistemas que estas
UOLHOST não conseguem manter com qualidade(deve ser porque compartilha 1
maquina com muita gente) e também tirando da rede interna sistemas em
máquina física ou já virtualizados, que devido à alta de tudo, água e
luz(pra manter o ar condicionado e resfriar), renovação de máquina, etc.

Não precisa esquentar com a versão comercial, ela apenas vai permitir
cluster(você tem 2 maquinas ligadas a um storage via fiber ou via iscsi,
ele permite que as maquinas funcionem a quente migrando de um pra outro) e
outros recursos. Mas para 1 maquina física, o vmware gratuito atende.
Lembre-se de instalar na maquina virtual linux e bsd as ferramentas cliente
do vmware.

para bsd é apenas o port explicado abaixo:

https://wiki.freebsd.org/VMware " Available in ports as
emulators/open-vm-tools <http://www.freshports.org/emulators/open-vm-tools/>
 and emulators/open-vm-tools-nox11”
<http://www.freshports.org/emulators/open-vm-tools-nox11/>

Linux: https://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.
do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2046388

Ele adiciona drivers no kernel:

 ~# kldstat
Id Refs Address            Size     Name
 1   16 0xffffffff80200000 f984f8   kernel
 2    1 0xffffffff8119a000 3ca8     pty.ko
 3    1 0xffffffff8119e000 1a7e8    fuse.ko
 4    1 0xffffffff81219000 5869     fdescfs.ko
 *5    1 0xffffffff8121f000 24d7     vmmemctl.ko*
* 6    1 0xffffffff81222000 22f3     vmxnet.ko*
* 7    1 0xffffffff81225000 2e7a     vmblock.ko*
* 8    1 0xffffffff81228000 8eed     vmhgfs.ko*

Inclusive no BSD 10 pra cima eu ja uso nativamente uma placa acelerada que
suporta 10Gbit e outras melhorias já pelo kernel do BSD, mas usando com ela
o driver vmxnet.ko, a velocidade fica OK:

 ~# ifconfig
vmx0: flags=8843<UP,BROADCAST,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> metric 0 mtu 1500
        options=60039b<RXCSUM,TXCSUM,VLAN_MTU,VLAN_HWTAGGING,VLAN_
HWCSUM,TSO4,TSO6,RXCSUM_IPV6,TXCSUM_IPV6>
        ether 00:50:56:01:05:5d
        inet 192.168.102.53 netmask 0xffffff00 broadcast 192.168.102.255
        nd6 options=29<PERFORMNUD,IFDISABLED,AUTO_LINKLOCAL>
        media: Ethernet autoselect
        status: active

Sem este driver, tem que usar placa em0, velocidade não muito legal.

Emulação é sempre tenso, época que eu comecei a ralar, tinha SCO, ai a tal
CALDERA LINUX comprou SCO, pessoal tudo saiu correndo. Usei muito OPENBSD
pra emular o SCO, pois tinha um tipo de binário dele que o FREEBSD não
tinha emulação do binário.

———
*Renato Frederick*
Consultor em TI
http://about.me/renatofrederick
Skype: renatofrederick
+55 31 99123 <//+55%2031%2099123> - 3006
+55 31 2523 <//+55%2031%202523> - 0686

Desculpe a confusão: ficou meio bagunçado, mas pelo menos agora o email
está na ordem certa.

Obrigado pelas sugestões: vou tentar o VMWare e ver o que eu consigo fazer
com ele. Antes disto, eu vou ter de encontrar uma distribuição linux que
rode os binários corretamente: Ubuntu eu vi que é instável para este
software, o Debian carece de driver para a GPU e o OpenSuse é a bola da
vez. Consegue descobrir, eu poderei partir para a virtualização.

Um abraço

Eduardo

Em 2 de dezembro de 2016 às 17:43:57, Eduardo Lemos de Sa (