[FUG-BR] FreeRadius - Alta Disponibilidade

Fábio Rodrigues Ribeiro listas em farribeiro.com.br
Segunda Julho 18 21:43:58 BRT 2016

Em 18/07/2016 14:18, Danilo Bedani escreveu:
> Boa tarde Pessoal,
>
> Tenho um servidor radius versão 2.1.9 rodando desde 2010, então já está na
> hora de atualizar o meninão e deixá-lo atualizado para IPv6 Accounting e
> CoA.
>
> Tendo esta necessidade em vista, quero aproveitar a deixa e já fazer um
> trabalho bacana: montar uma alta disponibilidade dele.
>
> Algum dos colegas tem alguma dica sobre como fazer isso? A ideia é fazer
> com 2 servidores (fisicos ou virtuais), tendo um espelhamento do SQL e o
> serviço do radius através de um heartbeat, ou algo do tipo.

> [...]

Olá, que bonito este meninão, hein?

A ideia de fazer HA é boa, reza a lenda por aí que o heartbeat foi para
o banco de reservas e quem está em cena é o corosync. Para IPv6 pode
dispensar esta solução, pois o modelo v6 permite duas maquinas com mesmo
ip sem conflito. Só bastando um DRDB, ou melhor o HADOOP.

Como hoje estamos em nuvens, outros conceitos são aplicados. mas a nível
de infra é isso.

Abraços

--
Fábio Rodrigues Ribeiro