[FUG-BR] OT Samba 4.4 dump core no FreeBSD 10.3

Enio Marconcini eniorm em gmail.com
Quarta Junho 8 15:54:41 BRT 2016

>:

> O chato é ter que usar uma versão já descontinuada como a 3.6. Tomara que
> resolva logo. Vou pesquisar uma solução junto com você.
>
> Uso o Samba4 em modo PDC, gerenciando cerca de 35 usuários sem o menor
> problema.
>
> O FreeBSD é 9.3-RELEASE.
>

> --
> http://about.me/paulocavalcanti

​Paulo boa tarde.
Boa tarde para os demais.

Hoje tivemos os mesmos problemas de indisponibilidade ao acessar
determinados arquivos.
Além de acontecer ao abrir um arquivo, também durante a tentativa de copiar
uma pasta, que travava e o Windows nem sequer chegava a começar a cópia,
apenas aparecia a barra de progresso congelada.

Aumentei o nível de debug do Samba e fui ver os registros do arquivo de log
do meu usuário enquanto tentava realizar a cópia da referida pasta. Dentre
os diversos avisos que tinham lá, encontrei alguma linha relacionada a ao
nome kilométrico do caminho para o arquivo bem como do próprio arquivo.

Somando a isso, a opção "store dos atributes" ligada, junto com a opção
"acls" no fstab, alguns arquivos, que estavam com acls atribuídas, porém
tais acls foram criadas pelo próprio Windows (precisei usar acls em algumas
pastas e permitir que um usuário controlasse pelo Windows as permissões de
uns arquivos).

Percebi que a referida pasta que não estava sendo copiada possuía estava
numa sequencia grande de pastas dentro de outra pasta, com nomes longos, e
com alguns arquivos com nomes mais longos ainda. Resolvi encurtá-los para
testar. Aparentemente este não era o problema, visto que continuei tendo
problemas mesmo depois dos nomes mais curtos. (Obs: para encurtar os nomes
eu tive que renomear pelo shell, no Windows travava).

O segundo passo foi remover as acls destes arquivos. Eram poucos e eu não
faço ideia de como que o Windows criou estes arquivos e atribuiu acls a
eles. Não foram atribuídas pelo setfacl (O samba armazenou as acls do
Windows visto que tinha essa permissão com store dos atributes, imagino eu).

Após remover as acls, foi instantâneo, eu consegui copiar as pastas.
Por fim eu rodei o comando: *find /pasta -acl -exec setfacl -bn {} \;* para
remover de qualquer outro arquivo que por ventura estava com acl, e
desativei o store dos atributes do Samba, e pelo menos até o momento não
tive problemas, nem os usuários.

​Agora me falta debugar o motivo do problema que tive ontem com a pasta
compartilhada onde ficava os arquivos executáveis do ERP, no Samba 4.4,
acredito que não tenha relação com nomes longos nem acls, visto que neste
caso, os nomes são curtos, e sem nenhuma acl ajustada. ​

Vou também testar o Samba 4.2 que vc recomendou. E relato aqui o resultado.

--
*[]'*
*Enio Rodrigo Marconcini*

*"Unix is user-friendly. It's just very selective about who its friends
are."*