[FUG-BR] RES: off topic Hosting para hospedagem

Sexta Março 4 11:17:15 BRT 2016

Em 4 de março de 2016 10:50, Paulo Quartieri <qb em qbnet.com.br> escreveu:

> virtualizada? (tem que ser 7x24)

> Paulo, Saudações,
>
> Então, quais os pontos que tem duvida acerca do levantamento ?
>
> Servidor dedicado para serviços de mta só se justifica caso sua demanda
> ultrapasse 1000 mensagens por minuto ( o que ká entre nós é dificil ) ou
> uma
> necessidade de pelo menos 300Gbytes de storage.
> Não estou levantando bandeira contra o beastie, contudo se a sua demanda é
> apenas para MTA/DNS/WEB de uma unica empresa com aproximadamente 150
> usuários SMTP/IMAP/POP3 e o espaço em disco poderá não ultrapassar os
> [...]

Opa,

Já faz algum tempo que não implemento um MTA contudo pela sua demanda que
passo pode até ser que uma maquina virtual funcione bem ( tem os prós e os
contras quanto a cloud ).
Eu recomendaria a partir para um dedicado, a tendência é sempre aumentar,
quando selecionar verifica se tem a opção com SSD, é mais caro contudo a
confiabilidade e a velocidade de acesso a disco ( um dos calcanhares de
Aquiles das MTAs ) justifica o investimento, pelo menos dois SSD de 128Gb
usa o ZFS com trim em coloca o storage de mensagem em HDs SATA 3 de 1TB (
raid mirror ).
O Seu problema será mais armazenamento do que realmente processamento, a
menos que tenha aplicação WEB bugada ( mal projetada executando nele ).
16Gbytes de ram e um proc Xeon E3 já é mais do que o suficiente.

A longo prazo eu partiria para um colocation de dois ServerU ( com HD SSD )
na FreeBSD Brasil, é hardware de sobra e ainda tem o ProApps MTA, conversa
com alguém de lá ) em 14 meses já terá pago o hardware em 20 a 26 meses
equiparado com o valor de um servidor dedicado e ainda estará com hardware
de ponta com capacidade muito superior a maioria dos servidores dedicados
que vejo por ai.

Não é propraganda da FreeBSD Brasil, só que quando o lance é infraestrutura
para BSD no Brasil só eles, a Amazon e a Tecla disponibiliza.
No exterior a coisa muda de figura.

Att.

--
:UNI><BSD: