[FUG-BR] BSDRP ou pfsense

Fábio Rodrigues Ribeiro fug em farribeiro.com.br
Domingo Março 6 16:53:07 BRT 2016

Olá boa tarde!

Gostaria de experimentar umas destas duas soluções semi prontas. O
laboratório em ambiente doméstico tem a intenção é somente roteamento.
Na tentativa de simular ambiente corporativo, de preferência com
serviços em equipamentos independentes e o ideal as maquinas não ter
acesso direto a NET, passando por um proxy.

Router <---> Proxy <---> Maquinas

A utilidade do servidor proxy, além do cache, dá uma camada de segurança
para os equipamento da rede? E quais vantagens utilizar o trafego direto.

Tenho dúvida de um equipamento extremamente modesto para os dias atuais,
um Pentium III 800Mhz, 256MB RAM e nic rtl8139/similar. Se for possível,
eu vou fazer um teste de stress.

Também gostaria de saber quais se estas customizações já estão
otimizadas, recentemente vi um instituto americano que disponibilizou
suas pesquisas de otimizações tanto de host quanto de NIC, no site
http://fasterdata.es.net/

No BSDRP poderia instalar um ntop ou ao menos SNMP, para Log e gráfico
de banda.

É muita dúvida para um assunto só... E acredito que tenho mais

--
Fábio Rodrigues Ribeiro
http://www.farribeiro.com.br