[FUG-BR] freeNAS para servir FTP

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Domingo Março 6 22:19:58 BRT 2016

Em 06/03/2016 17:11, Fábio Rodrigues Ribeiro escreveu:
> Olá boa tarde!
>
> Eu tenho intenção de fazer mirror dos repositórios de meus Linuxes, e
> escolhi o free para esta missão, devido a entrega rápida deste conteúdo.
> Só que me veio a mente de usar o freeNAS para o serviço, o que me
> incomoda é que terá excesso de funcionalidade que estará disponível, que
> causa um certo desconforto na segurança e objetividade, assim como o
> pfSense.
>
> Quero saber a opinião da galera!

Jeito simples de resolver, apenas desabilita o serviço.
E uma observação, creio que esse NAS estará internamente na rede, atrás
de um firewall ( acho que é o que se referenciava no outro e-mail )
então coloca uma regra bloqueando o acesso a esse host no firewall da
borda e configura o firewall do FreeNAS para só permitir comunicação a
partir dos seus servidores linux.

<neurose_mode=on>
Se a neurose com segurança for demais, sobre um tunnel ssh entre os seus
servidores e sobre o tunel ativa uma VPN com o OpenVPN usando o segmento
de rede localhost, não se esquece de criptografar o disco com geom_eli
ou então use ZFS, por ultimo recomendo a ativar o framework MAC :D.
</neurose_mode=off>

Att. Paulo Henrique.

--
:UNI><BSD: