[FUG-BR] freeNAS para servir FTP

Fábio Rodrigues Ribeiro fug em farribeiro.com.br
Domingo Março 6 22:48:56 BRT 2016

Em 06-Mar-16 22:19, Paulo Henrique - BSDs Brasil escreveu:

> Jeito simples de resolver, apenas desabilita o serviço.
> E uma observação, creio que esse NAS estará internamente na rede, atrás
> de um firewall ( acho que é o que se referenciava no outro e-mail )
> então coloca uma regra bloqueando o acesso a esse host no firewall da
> borda e configura o firewall do FreeNAS para só permitir comunicação a
> partir dos seus servidores linux.
>
> <neurose_mode=on>
> Se a neurose com segurança for demais, sobre um tunnel ssh entre os seus
> servidores e sobre o tunel ativa uma VPN com o OpenVPN usando o segmento
> [...]

Então, continuo achando o freeBSD mais simples, pois não
necessita nem do ports... e a configuração do usuário anônimo
é bem tranquila que o freeNAS mas eu tenho que aprofundar melhor
que recursos tem de interessante. Vou avaliar mais de perto o NAS.

Se ele oferece estatísticas e outras ferramentas para manutenção
do host que uma instalação básica que o freeBSD deixa a desejar.

Já este negócio de framework MAC, nem tanto... rsrs! Basta declarar
nos arquivo de hosts allow/deny

--
Fábio Rodrigues Ribeiro
http://www.farribeiro.com.br