[FUG-BR] freeNAS para servir FTP

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Domingo Março 6 23:43:25 BRT 2016

Em 06/03/2016 22:48, Fábio Rodrigues Ribeiro escreveu:

> Então, continuo achando o freeBSD mais simples, pois não
> necessita nem do ports... e a configuração do usuário anônimo
> é bem tranquila que o freeNAS mas eu tenho que aprofundar melhor
> que recursos tem de interessante. Vou avaliar mais de perto o NAS.
>
> Se ele oferece estatísticas e outras ferramentas para manutenção
> do host que uma instalação básica que o freeBSD deixa a desejar.
>
> Já este negócio de framework MAC, nem tanto... rsrs! Basta declarar
> nos arquivo de hosts allow/deny

Olha, se quer só um NAS com recursos de NFS fica de FreeBSD mesmo,
quanto a estatisticas e essas frescuras de "tomador de decisão", ativa o
bsnmpd, integra ele em um zabbix ou nagios da vida, no caso do zabbix,
usa o zabbix_agentd + scripts para obter informações que as mibs snmp
não disponibiliza e terá a mesma funcionalidade do FreeNAS, só
funcionalidade, não recursos de gerencia e controle através da web que é
um dos pontos fortes do FreeNAS, além é claro da praticidade de
integração com outros sistemas/recursos.

Corajoso usar o usuário "anonimo" !! qualquer usuário que não precisa
deve estar claramente desabilitado no sistema e o guest/nobody/anonimo
faz parte desse grupo de usuários que não devem ser usados, limita muito
a dor de cabeã com brute-forces da vida.

Declararação de politica de acesso baseada em IP já não é seguro a 20
anos, ela não conseguirá evitar ipspoof, o correto é limitar o acesso
usando pelo menos autenticação simetrica.

Att.

--
:UNI><BSD:

Paulo Henrique.