[FUG-BR] RES: RES: off topic Hosting para hospedagem

Paulo Quartieri qb em qbnet.com.br
Segunda Março 7 09:07:33 BRT 2016

Claro, sempre.

> Você tem uma equipe para administrar tudo isto? Manter postfix, bind,
> mysql, etc??

Não. E o que é pior: manter este servidor não é minha atividade fim. Sou Programalista. À uns 15 anos atrás inventei de montar um provedor de Internet. Na época em que todos tinham que se associar a um provedor para poder navegar na internet. Fui influenciado por um amigo para colocar o FreeBDS. Me acostumei a ele, muito prático e estável. Com a ajuda da lista FUG e do ports, consegui me manter até hoje.

> Pergunto porque a anos atrás, eu tinha muito tempo para manter 5 ou 6
> server BSD com qmail, vpopmail, bind, etc, tudo feito a mão e mantido…

Como falei acima, não é minha atividade principal, então tenho que achar tempo para dar uma olhada no servidor de vez em quando para ver se tem algum problema. Fora o fato de quebra de senhas nos e-mails de meus clientes, o resto tá redondo.

 > Só que depois de um tempo, meu tempo livre começou a ficar ocupado e eu
> não conseguia atender a estas demandas. Daí, abri mão do BSD que tanto
> gosto e fui para CPANEL, que eu tinha MUITO preconceito.

Eu utilizo o webmin para gerenciar. O que é este CPANEL?

> Daí, pago hoje alguns dólares de licença CPANEL, rodando em VPS e eles
> fazem o trabalho pesado de manter todo o sistema. Eu me preocupo em
> atender o usuário final(coisas do tipo, o cara configurou outlook errado…)

Por isto que está no exterior. Muito estável. 5 anos sem problemas. O problema é que o dólar está caro. Pensei então numa opção com a mesma estabilidade e mais barato. Tenho muita curiosidade na virtualização, com FREEBSD e eu compilando e instalando tudo. Não sei se é estável a ponto de eu me preocupar apenas com configurações eventuais. Como não entendo nada disto, fico inseguro.

> Servidores FrontEnd quando é algo muito específico que eu acho que o BSD
> vai se dar melhor(TOMCAT, clientes VIP), eu uso vmware on the cloud,
> virtualizando um BSD. Daí eu mesmo compilo apache, tomcat, etc..

Talvez esta seja a solução para mim num período de 1 ano. Mas preciso do aval dos amigos da lista. :)

> Resumo…. se for o feijão com arroz de hospedar email, página html/php
> corporativa, empurro tudo no cpanel.

Com raras exceções, como um jail e FTP pequeno, é o que tenho.

> Se for algo mais TOP, coloco um BSD.
>
> Agora com relação a hosting, eu coloco tudo fora e pago em dólar, é o alto
> preço a se pagar pela estabilidade.

Concordo  100%