[FUG-BR] Segurança do PPTP para poucos acessos

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotech.com.br
Segunda Maio 2 12:52:25 BRT 2016

O colega tem razão quando fala do POWERBOX e é por isso que adotamos a
seguinte solução. Meu cenário consiste de um  MPLS de 256Kbps conectado
entre minha casa e a empresa pois é somente a partir de determinado IP
que se pode efetuar o acesso remoto por um requisito de segurança e da
empresa tem um MPLS ligado a dois datacenters. Ainda assim o acesso é
criptografado usando STUNNEL e autenticação via SO.  Se preciso acessar
de fora via Internet tenho que acessar minha casa e de lá para a
empresa. Se estiver fora do ar, aí não tem jeito o acesso é efetuado via
VPN com autenticação via smartcard para prosseguir. Tem que haver um
compromisso entre segurança e custos de operação e a tecnologia está aí
para isso. Na verdade a solução arquitetada por cada empresa para
permitir o acesso remoto a seus recursos por funcionários qualificados
deve seguir uma política rígida e séria para ter sucesso e evitar a
ocorrência de incidentes. Mas tenho que confessar sem acesso remoto
minha empresa não existiria.

Atenciosamente,