[FUG-BR] Segurança do PPTP para poucos acessos

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Segunda Maio 2 14:28:40 BRT 2016

Em 02/05/2016 13:57, Renato Frederick escreveu:
> [...]
>
> Mas ficar neste #mimimimi de “ai eu não gosto de openvpn, é boba e feia” ou “ah, ipsec é a glória e unção do nosso senhor na terra nos diais atuais”, ou “ah, eu uso o hardware XPTO que custa milhares de dólares, estou protegido”…. não leva a nada.
>
> Para cada solução apresentada, teremos pontos fortes e fracos.
>
> Claro que concordamos todos com PPTP. Abre logo um TELNET, usa o login root, senha 1234, porque até isto é melhor que pptp…
Renato,

Pode ser por falta de conhecimento de minha parte, mas não conheço
qualquer metodo aceitável para comprometer o OpenSSH, que ele pode ter
falhas de segurança qualquer software está sujeito a isso e o OpenSSH
não será excessão.

Quanto a ponta remota ela sempre será o elo fraco da segurança pois não
terá os mesmos recursos de acesso como os implementados nos IDCs.
Sempre fui relutante em disponibilizar VPN para infraestrutura pois é
uma ramificação da infraestrutura que estará sem supervisão, contudo
antes você usar uma VPN do que ir para um redirecionamento de TS direto
para uma estação de um funcionário ( sim já usei isso no passado, não
nego, mas posteriormente foi adotado o acesso via TS sobre openvpn,
melhor ter mais uma autenticação e uns palavrões dos usuários finais do
que estar com um servidor TS exposto ).
Outro lado ruim de VPN é que worms irão passar pelo FW/IDS/IPS caso o
concentrador esteja após estes.

Att.