[FUG-BR] This application failed to start because it could not find or load the Qt platform plugin "xcb", in "".

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Domingo Novembro 6 21:22:18 BRST 2016

Em Sun, 6 Nov 2016 20:13:51 -0200, Clayton Eduardo dos Santos escreveu
> Boa noite pessoal,
>
> Hoje pela manhã, atualizei alguns pacotes via portmaster e percebi
> que várias aplicações deixaram de funcionar, apresentando a seguinte
> mensagem de erro:
>
> ===================================================================
>
> This application failed to start because it could not find or load
> the Qt platform plugin "xcb" in "".
>
> Available platform plugins are: minimal, offscreen, xcb.
>
> Reinstalling the application may fix this problem.
> Abort (core dumped)

> [...]

Cleyton, não sei se é o mesmo problema, a minha máquina deste o dia 3
atualizando, via src o universe, e onte atualizei os pacotes via
pkg update && pkg upgrade --yes

tudo parecia ok, mas quando executava o qtcreator, ele me abria
os fontes, compilava, mas não me permitia alterar a interfece do
programa que estava criando.

ele simplesmente crashava e dissia que havia bibliotecas novas com velhas

hoje eu esecutei novamente o pkg upgrade --foce qt5 && pkg upgrade --force
qtcreator
e nada.  ai fiz o seguinte listei todos o s ports que tinham instalados
do qt5 e mandei fazer um pkg upgrade --force --yes pacote e tive uma
surpresa, vários não foram atualizados, como mostra o vídeo que
está neste link aqui

https://www.dropbox.com/s/vapvi880dpd5383/video_qt5_problems.ogv?dl=0

---
**Nilton José Rizzo            UFRRJ